Esportes

Anderson Silva é flagrado no antidopping

Anderson Silva terá opção de contraprova
Anderson Silva terá opção de contraprova

O lutador Anderson Silva, ex-campeão dos pesos-médios UFC e muitas vezes apontado como o maior atleta da modalidade, caiu no exame antidoping. Segundo a Comissão Atlética de Nevada, foram encontrados na urina do lutador metabólitos de drostanolona, um anabolizante considerado leve mas de efeitos de rigidez e desenvolvimento muscular.

O resultado do teste foi revelado nesta terça-feira, e o UFC confirmou a informação através de um comunicado oficial. O lutador ainda pode solicitar a contraprova.

Confira a íntegra do comunicado oficial do UFC:

“Em 03 de fevereiro de 2015, a organização do UFC foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada que Anderson Silva testou positivo para Drostanolona no teste para sua luta, realizado no dia 09 de janeiro. O UFC compreende que mais testes serão conduzidos pela Comissão para confirmar estes resultados preliminares.

Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais.

O UFC tem uma rígida e consistente política contra o uso de qualquer droga ilegal, de alteração de desempenho ou agentes mascarantes, por parte de seus atletas”.

Anderson Silva terá de passar por um julgamento disciplinar no dia 17 de fevereiro. O atleta poderá ser suspenso temporariamente. A luta só aconteceu porque o laboratório atrasou em entregar o exame do doping. É possível que o resultado do combate vire no-contest (sem vencedor).

Nick Diaz também foi flagrado em um exame antidoping. Ele foi flagrado com metabólicos relacionados a maconha no exame da luta.