Esportes

Atleta Daniel Martins, de Marília, viaja para disputa dos Paralímpicos em Paris

Atleta Daniel Martins, de Marília, viaja para disputa dos Paralímpicos em Paris

O atleta Daniel Tavares Martins, de Marília, embarca nesta sexta-feira rumo à França para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris.

Ele é o primeiro dos três atletas ligados à Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) convocados para esta edição dos jogos.

Daniel fez sua apresentação na quarta-feira em São Paulo. Na quinta-feira fez exames e ajustes para a viagem nesta sexta.

Ele participa de competições nos dias 2 e 3 de setembro. É sua terceira participação em jogos paralímpicos – ele já esteve nas competições do Rio 2016 e Tóquio 2020 -.

Foi ouro no Rio e tornou-se o primeiro atleta brasileiro a registrar a conquista na classe T20 (deficiência intelectual).

Será também atuação marcante pela fase de recuperação após lesões e cirurgia, troca de treinador e mais inovações na preparação. “Partiu junto com o Brasil”, postou o atleta a caminho do aeroporto.

Além dele, a Amei terá as atletas Alana Maldonado e Rebeca Silva, do judô, nas disputas em Paris. As duas fazem sua apresentação no dia 20 e devem embarcar dia 22. Alana tem competição prevista para o dia 6 e Rebeca vai ao tatame no dia 7 de setembro.

Claudiney (atletismo), Victor (natação), Danielle (tênis de mesa), Giovanna (atletismo), Danielle (goalball) e Edênia (natação) com o uniforme a ser usad na cerimônia de abertura – Ale Cabral / CPB

O Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, em 11 edições. A primeira vez em que o país foi ao pódio no evento faz 48 anos, nos Jogos de Toronto, Canadá, em 1976.

A melhor campanha do Brasil nos Jogos foi a última, em Tóquio 2020, ocasião em que a delegação brasileira ficou na sétima posição, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes – 72 no total.