Esportes

Atleta de esgrima em Lins, Arthur, 12 anos, vai representar Brasil na Costa Rica

Atleta de esgrima em Lins, Arthur, 12 anos, vai representar Brasil na Costa Rica

Arthur Venezuela Martins Ferreira de Moraes, 12 anos, de Lins, vai a Escazu, na Costa Rica, para disputar o Campeonato Pan-Americano Infantil  de esgrima na categoria sub-13, a partir do dia 17 de agosto. promessa do esporte e revelação na cidade, representa o país pela primeira vez.

Nos dois últimos anos, o adolescente se destacou em diversas etapas do Circuito Nacional Infantil, sendo um dos 10 melhores do país em sua categoria e, com isso, foi convocado para o Pan.

O atleta, que treina na Dourado Esgrima Club (Lins/SP), faz parte da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e da Federação Paulista de Esgrima (FPE). 

A viagem terá apoio da empresa Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela BR-153, que passa ao lado de Lins e também no Contorno de Marília.

Para Arthur de Moraes, essa é uma oportunidade única para que empresas conheçam e apoiem este esporte que transforma alunos em atletas. “Sem o apoio da Triunfo Transbrasiliana eu não poderia realizar este sonho de me preparar, jogar e representar o Brasil lá fora. Muito obrigada por acreditarem em mim!”, ressaltou o jovem.

Esgrima para Todos

Apesar do esporte ter poucos praticantes no país, esta arte marcial vem ganhando cada vez mais espaço por proporcionar condicionamento físico, foco mental, disciplina e respeito.

Em Lins, por meio do “Projeto Esgrima para Todos”, do Dourado Esgrima Club, são mais de 300 crianças e adolescentes de baixa renda que jogam esgrima, tornando-se a cidade com maior proporção de esgrimista por metro quadrado do país. O projeto busca dar oportunidade para crianças sem condições financeiras de ter acesso à modalidade esportiva. 

O Dourado Esgrima Club é responsável em ceder diversos atletas para a seleção nacional. Ao total, somente neste ano, já foram 18 convocações para campeonatos internacionais. Para o Sul-americano foram oito atletas, para o Pan-Americano foram sete e para o Mundial foram três. As convocações incluem esgrimistas das categorias sub-09 até adulto.