O atleta mariliense Thiago Braz quebrou seu próprio recorde sul-americano e venceu o Meeting Internacional Indoor de Berlim, na Alemanha, na disputa do salto com vara. Ele atingiu 5,93 m, o segundo melhor resultado da temporada em ginásio no ranking mundial.
O atleta, que mora em Fórmia, na Itália, passou os 5,93 m na segunda tentativa. O recorde anterior era do próprio Thiago, com 5,76 m, obtido em 2014, na cidade de Donetsk, na Ucrânia. Em estádio, a marca do atleta é de 5,92 m.
Com a vitória assegurada, tentou ultrapassar o sarrafo a 6,01 m, mas falhou nos três saltos que tentou.
Aos 22 anos, Thiago, superou o francês Renaud Lavillenie, recordista mundial indoor (6,16 m), que ficou em segundo lugar, com 5,85 m, e o alemão Raphael Holzdeppe, terceiro, com 5,77 m.
Thiago vem sendo treinado por Vitaly Petrov, um dos mais respeitados técnicos da modalidade, responsável por atletas como Sergei Bubka, Yelena Isinbayeva e Fabiana Murer, de quem é amigo.
Ele nasceu em Marília em 1993 e começou a treinar aos 14 anos no Clube dos Bancários, que pouco depois entraria em crise. O atleta mudou para Bragança Paulista e dois anos depois foi medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano Juvenil, ano em que também foi campeão brasileiro juvenil.
Começou no atletismo aos 14 anos, treinando e competindo pelo Clube dos Bancários de Marília, transferindo-se depois para cidade de Bragança Paulista, meses depois vencendo o Campeonato Brasileiro de Menores e o Juvenil, além do Estadual de Menores e o Estadual Juvenil. Em sua primeira competição internacional, em 2009,
Em 2011, aos 17 anos, foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo. Foi campeão mundial júnior em 2012, em Barcelona, com a marca de 5m55, recorde brasileiro juvenil.