Três lutadores de Marília participaram no início desta semana da seletiva para o TUF (The Ultimate Fighter) Brasil 4, programa de treinamento e disputas que pode colocar novos lutadores no UFC (Ultimate Fight Championship). Alex Bassani, 20, Everton Monteiro, 23, e Tayron Pedro, encararam viagem ao Rio de Janeiro, treinos e uma seletiva com recorde de inscritos em busca de uma vaga. Não deu, mas todos voltam para a cidade animados e prontos para tentar novamente.
A seletiva foi feita em três fases de testes técnicos e de análise pessoal, além de exames físicos. Alex e Evérton já retornaram e programam também retomada dos treinos. Alex passou pela primeira etapa, rolar e mostrar habilidade no contato de solo, quando a técnica de jiujitsu fala mais alto. Ficou na segunda, de manopla, quando competidores mostram golpes e mobilidade. Evérton ficou na primeira fase.
“Fui sabendo que seria uma seletiva com muita gente, em muitas categorias e iria encontrar altíssimo nível. Mas valeu muito experimentar , me deu ânimo para voltar e treinar mais, ampliar meu cartel”, disse Bassani.
Alex Kamikaze, como o lutador é conhecido, afirmou ainda que o TUF é um atalho na carreira, mas existem outros caminhos e ele vai buscar experiências em diferentes vias. Uma delas começa em 2015, com a disputa do Jungle Fight, um megaevento para a América Latina. Agradeceu o apoio de empresas que ajudam no dia-a-dia – Xplode Nutrition, Kamikaze Sports, Odontologia Galante e Freak Internet.
Evérton, que chegou hoje à cidade, retoma os treinos amanhã com foco em evoluir e melhorar cartel. “Com certeza volto mais dispoto, empolgado, não tem preguiça. Eles falaram que deram preferência a lutadores com mais experiência, cartel de lutas maior, então vamos lá lutar, fazer cartel e tentar novamente.”
O lutador agradeceu a todos que acreditam em seu trabalho e vê a tentativa como passo na carreira. “Infelizmente não deu pra mim dessa vez mas estou feliz por estar junto dos melhores do brasil agradeço a todos q me apoiaram de todas as formas para estar presente nesse grandioso evento, meus patrocinadores Sidney Carvalho Campos, Zica Açai, Serralheria Alex Lopes, Kaizen Tattoo Studio, Conexão Underground sk8 entre outros amigos q me ajudaram muito .”
Tayron, o lutador que foi mais longe – passou nas etapas técnicas mas ficou na falta de experiência – ainda não voltou. Segundo informações na academia RBV, onde ele treina, Tayron aproveita a viagem com o técnico Rodrigo Seabra para contatos, conhecer CT dos lutadores e conhecer mais da modalidade. O atleta tem quatro lutas – com quatro vitórias – e vai ter que ampliar seu cartel para avançar nas próximas seletivas. O bom resultado animou.