Esportes

BASQUETE - Flamengo treina em Marília; final nacional neste sábado

Equipe do Flamengo treina em Marília
Equipe do Flamengo treina em Marília

A equipe de basquete do Flamengo fez nesta sexta-feira seu primeiro treino em Marília. Aberto para a imprensa, o treino mostrou cuidados com condição física dos atletas, momentos de descontração e muitos arremessos de longa distância.

Os cariocas enfrentam o Bauru na primeira partida da melhor de cinco para decidir o título nacional deste ano. O jogo acontece às 14h10 deste sábado no Ginásio Municipal da avenida Santo Antonio, em Marília.

Depois de quatro temporadas, a Final do NBB CAIXA, enfim, voltará a ser decidida em uma melhor de cinco jogos. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2010/2011, quando o Brasília levou a melhor sobre o Franca, por 3 a 1, e levantou seu segundo troféu consecutivo na competição. Desde então, foram três decisões em jogo único e uma em melhor de três.

Flamengo e Bauru estarão frente a frente para decidir o título do NBB CAIXA pela segunda temporada consecutiva. Na edição anterior, em uma melhor de três, o rubro-negro carioca ignorou o mando de quadra do Bauru e venceu a série por 2 a 0, inclusive levantando o troféu em pleno Ginásio Neusa Galetti, em Marília.

Mas  história começa diferente neste ano. Em 2015, os rubro-negros vieram de um 3 a 0 sobre Limeira e os bauruenses sofreram para ganhar de Mogi, por 3 a 2.

Hoje, a história é inversa. Os cariocas foram até o Jogo 5 com Mogi e o Dragão “varreu” o Brasília na semi, por 3 a 0.

Dois dos maiores jogadores da história do NBB CAIXA, Marcelinho Machado e Alex Garcia estarão frente a frente em uma Final pela quarta vez na história. Nas três anteriores, o rubro-negro venceu duas (08/09 e 14/15) e o paulista uma (09/10). Ao todo, foram 12 partidas de decisão do NBB CAIXA entre eles, com sete vitórias para Marcelinho e cinco para Alex.

Maior finalista da história do NBB CAIXA, com seis, o Flamengo chegou à sua quarta Final consecutiva e igualou a maior sequência de decisões seguidas todo o campeonato, que pertence também ao Brasília, que chegou à disputa do troféu das quatro primeiras edições da competição nacional.

O rubro-negro carioca ainda quer ultrapassar o Brasília em outro quesito. Se for campeão, o atual tricampeão se tornará dono da maior sequência de títulos de toda a história do NBB CAIXA, com quatro. A marca atual também pertence ao Brasília, que faturou os troféus das edições 09/10, 10/11 e 11/12.