Esportes

Daniel Martins, de Marília, reforça sonho para jogos paralímpicos em Paris após mundial

Daniel Martins, de Marília, reforça sonho para jogos paralímpicos em Paris após mundial

O atleta paralímpico Daniel Martins, corredor de Marília que integra o Time SP, reforçou sonho de participar nos Jogos Paralímpicos de Paris após quinto lugar no mundial de Kobe na prova dos 400m.

Não foi a posição que ele sonhava mas não deixou de ser um bom resultado no contexto da preparação. Daniel vem de lesão e troca de treinador, com novo programa de preparação.

Prata nos 400m no Mundial Paris 2023 – ele já havia conquistado ouro nos 400m nos Mundiais de Dubai 2019, Londres 2017 e Doha 2015 – disputou o quinto mundial em dez anos, o que já uma conquista.

“Não seria sincero comigo mesmo se dissesse que estou feliz mesmo sem ter conquistado a medalha. O sonho de todo atleta é conquistar medalhas para o seu país.
Mas também seria injusto comigo mesmo se dissesse que não estou orgulhoso da minha participação”, disse o atleta.

Teve quatro meses de treinos até a final, prazo considerado curto. Liderou a prova até os 300m, mas teve dificuldades na finalização. Agradeceu aos treinadores – Felipe e Marília – e prometeu dedicação todos os dias.

Agradeceu ainda a Deus, à família e à namorada, além da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos). “Paris é logo ali e eu conto com a torcida de vocês.”

A equipe da Amei torcia pela medalha mas comemorou. “Todo mundo sonhava com uma medalha, mas ele já tem a melhor marca do ano o que mostra que o planejamento e recuperação bem feitos”, disse Levi Carrion, da Associação.

Levi destacou o alto nível em fazer a quinta final no quinto mundial, com dez anos em competições desse nível. “Não é para qualquer um em nenhuma modalidade. Todos aqui felizes pela evolução.”