O Marília Atlético Clube (MAC) inicia oficialmente nesta quarta-feira (23) os trabalhos para a disputa do Campeonato Paulista Sub-20 da 1ª Divisão com a apresentação do novo treinador, Willian Sander, no estádio “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, o Abreuzão.
Sander vem do Novorizontino, onde dirigiu o Sub-20 nas últimas quatro temporadas. Por aqui, ele iniciará um trabalho praticamente do zero, com elenco formado principalmente por garotos da própria cidade.
“Nós não temos recursos. Não adianta vender esse tipo de ilusão. A gente vai começar a montar essa equipe e depois podemos trazer algumas contratações pontuais”, afirmou vice-presidente e gestor do Departamento Amador do MAC, Eduardo Nascimento.
TORNEIO ‘INCHADO’
Sander terá pouco mais de um mês para montar o novo Maquinho Sub-20, cuja estreia acontece no dia 5 de agosto. A edição de 2021 teve a confirmação de 54 times no Conselho Arbitral realizado na segunda-feira (21).
O ‘inchaço’ no número de participantes se deu pela unificação da disputa, a exemplo de 2020, quando disputaram clubes da 1ª (A1, A2 e A3) e 2ª (Sub-23) Divisões. Em 2021, os times serão divididos em 9 grupos de seis.
Na 1ª fase, os times jogam entre si em turno. Passam os três melhores de cada grupo mais os cinco melhores terceiros colocados. Os 32 serão divididos em quatro grupos, dos quais se classificam dois. Daí pra frente, é ‘mata-mata’, com disputa de pênaltis, se for preciso, até a decisão, em 22 de dezembro.
RETROSPECTO RECENTE
O Marília disputou o Paulista Sub-20 pela última vez em 2019, pela disputa da 2ª Divisão, já que o time principal se encontrava na ‘Bezinha’. O ‘Tigrinho’ foi eliminado na 2ª fase pelo Brasilis da Águas de Lindoia.
Na 1ª Divisão, o MAC fez sua última participação em 2018, quando também não foi além da 2ª fase, eliminado em um grupo do qual participou o São Paulo Futebol Clube – que ganhou em Marília (1 a 0) e em Cotia (5 a 0).
O Palmeiras é o atual tetracampeão consecutivo da categoria e maior detentor de título, com 15 troféus. O Marília nunca levantou o caneco. Em compensação, foi o primeiro clube do interior a ganhar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição Sub-20 do país.