Esportes

DESCASO E DESPERDÍCIO – Atletas sofrem retaliação na cidade; Jogos Regionais ficam mais caros

Atletas do vôlei, despejadas em jogos e cortadas dos Regionais
Atletas do vôlei, despejadas em jogos e cortadas dos Regionais

Atletas jovens e dedicadas que atuam de graça mas que denunciaram situação de descaso e omissão durante competição oficial estão fora dos Jogos Regionais. Lutadores vencedores, que trouxeram medalhas da última competição foram trocados e estão fora da comitiva de Marília nos Jogos Regionais.

Assim, com pelo menos dois casos de cortes e retaliações que a cidade vai para a competição, que começa nesta quinta-feira (16) na cidade vizinha de Osvaldo Cruz. Enquanto a prefeitura anuncia economia com água, luz e café, a cidade deixa seus atletas e gasta mais para contratar fora.

No caso do vôlei, a dispensa do time feminino guarda situação ainda mais complicada. As meninas estavam certas da participação, eram tratadas como representantes oficiais, até sofrerem situação de omissão em Pirassununga, para onde foram levadas para os Jogos Abertos da Juventude.

Foram despejadas duas vezes, acabaram em alojamento improvisado e sem alimentação e não havia ninguém da coordenação da Secretaria Municipal de Esportes para acompanhar, nem mesmo um veículo para transportar a mudança em cada despejo.

O caso acabou revelado com a informação extra de que as meninas ainda tiveram que pagar do bolso para comer – ou contar com ajuda da treinadora, profissional ligada ao Yara Clube que cuidava da equipe sem acompanhamento de representante da secretaria.

As meninas foram surpreendidas pela notícia de uma equipe da região de Campinas foi contratada para representar Marília. A cidade trocou as atletas que pagaram para jogar e vai pagar atletas de fora.


Alexandre e Andrey, atletas vencedores não vão lutar por Marília nos Jogos Regionais

No caso do Judô será ainda pior. Dois atletas campeões nos jogos de 2014 foram dispensados da equipe, que terá contratados do Paraná. Sem convite da cidade, acabaram transferidos e vão lutar por Ourinhos e Presidente Venceslau. Os campeões de Marília vão enfrentar a cidade e lutar contra os terceirizados.

Os Jogos Regionais configuram uma das mais importantes competições para atletas amadores. Em tese deveriam ser estímulo para formação de equipes, incentivo aos esportes e surgimento de novos atletas na cidade.

Com 70 municípios participantes e 4 mil atletas inscritos, os Jogos Regionais devem reunir mais de 5 mil visitantes durante os dez dias de competições, além do envolvimento da própria população local.

Mas a chance de usar medalhas como vitrine e de conseguir uma vaga nos Jogos Abertos, que reúnem as grandes cidades do Estado, ofusca o trabalho de formação e base.

O Giro Marília enviou por email à assessoria de comunicação da Secretaria de Esportes perguntas sobre número de contratados, valores gastos e os motivos das contratações, especificamente no caso do vôlei. Assim que as informações sejam enviadas serão publicadas.