Esportes

Divulgados dois condutores da tocha olímpica em Marília

Divulgados dois condutores da tocha olímpica em Marília

Um mestre de taekwondo e um preparador físico que é árbitro de futebol e atua em entidades assistenciais são os dois primeiros nomes divulgados de condutores da Tocha Olímpica em Marília, no dia 28 de junho.  Os dois estão em lista divulgada pelo Bradesco, um dos patrocinadores dos jogos.

Kun Mo Bang, 72 anos, fundador da Bang Taekwondo em Marília, é considerado o introdutor do esporte no país. Nascido na Coréia em 1944, Bang chegou à cidade no início da década de 70 e acumulou uma história de dedicação ao esporte e à cidade, que rendeu a ele título de Cidadão Mariliense em 2007.

Além da atividade esportiva, Bang é conhecido por sua atuação em projetos de atendimento social, foi dirigente do Rotary Club de Marília e do distrito 4510 do Rotary, que envolve cidades nas regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente.

É formado em Direito pela Yonsei University, da Coréia do Sul; Medicina Oriental pelo SAAM Institute de Seul e em Educação Física pela UNIMAR (Universidade de Marília), onde é professor e introduziu também o taekwondo.

Bang é ainda presidente da Associação Paulista do esporte, que em Marília é responsável pelo gerenciamento da ciclofaixa, que funciona aos domingos na avenida das Esmeraldas com locação de bicicletas.
 

Foi indicado pelo advogado José de Souza Júnior, assessor jurídico do gabinete da Prefeitura de Marília que além de praticar o esporte é dirigente da federação paulista da modalidade.

O outro indicado é Wagner Francisco Salviano da Silva, 40, educador físico que atua em pelo menos duas instituições de atendimento social na cidade, além de projetos com a Secretaria Municipal da Saúde.

Árbitro de futebol, Salviano acumula participações em competições oficiais, inclusive na Série A-3 do Campeonato Paulita, que vai ter a participação do MAC (Marília Atlético Clube) em 2017.

Os horários e roteiro definitivos da tocha em Marília ainda não foram divulgados. A tocha deve entrar na cidade pela avenida da Saudade e Rio Branco e seguir até a Emdurb, para depois ter sequencia a caminho de Assis e Londrina.