Esportes

Educadora de Marília discute a prevenção ao dopping em evento nacional

Educadora de Marília discute a prevenção ao dopping em evento nacional

O melhor e mais tradicional curso de Educação Física representou a cidade no 1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil – 2017 realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), em Brasília. O encontro que reuniu autoridades e personalidades do esporte brasileiro contou com a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade de Marília (Unimar), Ma. Regina Célia David Galvani.

Segundo a docente, temas como a apresentação da campanha #JOGOLIMPO, a proposta de inclusão do tema antidopagem na grade curricular dos cursos de Educação Física e posse do Comitê Científico e do Comitê de Extensão fizeram parte da programação do evento, além da apresentação das ações dos respectivos comitês, dentre elas o lançamento do Prêmio de Pesquisa e de Extensão Antidopagem.

“O evento tem o objetivo de estabelecer a política nacional de informação, educação e prevenção à dopagem no esporte brasileiro, além de incentivar e promover o contínuo desenvolvimento de futuros Profissionais de Educação Física. A Unimar possui uma preocupação muito grande com a qualidade e atualização de seu curso e por isso não poderíamos deixar de participar”, explica Regina.

A ABCD, vinculada ao Ministério do Esporte, é uma entidade signatária do Código Mundial Antidopagem responsável por coordenar nacionalmente o combate à dopagem. O evento também foi prestigiado pela participação do ministro Leonardo Picciani. O ministro do Esporte confirmou que o Brasil tem alcançado progressos significativos no controle antidopagem.

Entre as palestras, destacam-se a apresentação do tema “Esteróides anabólicos e o Treinamento em Academias”, com o Prof. Dr. Fernando Vitor Lima (UFMG), “Profissionais de Educação física e a Dopagem no Esporte” com Prof. Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF; o Prof. Pablo Juan Grego (UFMG) fez a apresentação dos editais.