O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, falecido aos 82 anos na quinta-feira, será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, onde ele encantou o Mundo.
O maior jogador de futebol do mundo seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o Estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório ao público tenha início às 10 horas.
Todos que quiserem se despedir do Rei do Futebol entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10.
A cerimônia seguirá até às 10 horas de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.
Com 1.116 jogos, os 1.091 gols e 45 títulos com a camisa santista, Pelé terá despedida no clube em que fez sua história única no esporte. A CBF divulgou uma galeria de fotos históricas para lembrar a carreira do Atleta do Século. Acesse a galeria e veja imagens de vários momentos da história de Pelé
Pelé teve passagens por Marília com poucos registros. Em uma delas, na inauguração de uma loja, teve um encontro com o então presidente do MAC (Marília Atlético Clube) Pedro Pavão, que era também dirigente na Associação Comercial da cidade.
“Ele foi extremamente carinhoso em todos os contatos, tivemos também um encontro depois em recepção no Sun Valley Quality, que na época era o Holiday In. Foi o maior e eu tive essa satisfação única de estar com ele em dois momentos muito felizes”, conta Pavão.
A morte de Pelé teve repercussão internacional de peso, destaque nos principais jornais de todo o mundo e em grandes redes de comunicação.
São casos como o The New Tork Times, as redes FOX e CNN, o The Guardian, Le Monde e outros. Também foi lembrado por personalidades que vão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao piloto Lewis Hamilton. Veja abaixo algumas mensagens da repercussão.
For a sport that brings the world together like no other, Pelé’s rise from humble beginnings to soccer legend is a story of what is possible.
Today, Jill and I’s thoughts are with his family and all those who loved him. pic.twitter.com/EkDDkqQgLo
— President Biden (@POTUS) December 29, 2022
Pelé was one of the greatest to ever play the beautiful game. And as one of the most recognizable athletes in the world, he understood the power of sports to bring people together. Our thoughts are with his family and everyone who loved and admired him. pic.twitter.com/urGRDePaPv
— Barack Obama (@BarackObama) December 29, 2022
Pelé was not only a football legend but also a humanitarian and global icon. He used his platform to empower disenfranchised children and inspire generations around the world. We give thanks for his life and legacy. pic.twitter.com/X9UpOMH2eI
— Bill Clinton (@BillClinton) December 29, 2022