Reconhecido como o maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar, fitness e business da América do Sul, o Arnold South America, evento criado por Arnold Schwarzenegger, chega a nona edição entre 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Realizado no Brasil desde 2013, o evento já contabilizou cerca de 1 bilhão de reais em negócios, teve 500 mil visitantes e 100 mil atletas. A edição 2023 promete ser a maior de todas.
Vai levar ao evento 140 marcas expositoras (em 2022 foram 130), reunir 11 mil Lojistas (10.033 em 2022) e estima presença até 87 mil pessoas (85.500 em 2022).
Projeta movimentar R$ 165 milhões em negócios, o que representaria R$ 15 milhões a mais que no ano anterior e envoplve 34 modalidades e práticas esportivas, com perspectiva de 11 mil atletas, competindo em 23 esportes de lutas, bodybuilding, strongman, combate medieval, calistenia, entre outros.
NOVIDADES E NOVOS MERCADOS
A edição este ano terá o Bem Estar Brasil, área de 5.000 m2 voltada para quem prioriza um estilo de vida saudável e também para proprietários e gestores de academias, clubes, clínicas, hotéis, incorporadoras, prefeituras e spas, destacando produtos e serviços que contribuem para a saúde física, mental e qualidade de vida.
O segmento de bem-estar movimenta hoje cerca de 4,5 trilhões de dólares ao ano e o Wellness Business Sumitt será um encontro para estes novos públicos.
Outra novidade é a Vila Vegana, espaço dedicado as empresas veganas e pequenos produtores que desejam mostrar para o público simpatizante e curioso sobre a alimentação à base de vegetais, produtos e serviços sem nenhum ingrediente de origem animal relacionados a higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios e muito mais.
FEIRA DE PRODUTOS
A famosa feira de nutrição esportiva e moda fitness reúne as principais empresas e marcas nacionais e internacionais. Além de produtos com descontos, ativações e distribuição de brindes, reúne atletas, celebridades e personalidades fitness.
Além de suplementos nutricionais, moda, acessórios e equipamentos, a feira deste ano investe em promover também produtos que garantam qualidade de vida. Um exemplo é o O Orcam MyEye, conhecido como “óculos falante”. É um dispositivo que usa Inteligência Artificial e consiste em uma câmera inteligente intuitiva que se acoplar a qualquer tipo de armação, sendo capaz de detectar textos em português e inglês, seja em livros, revistas, jornais, cardápios, documentos, placas de ruas, textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas, por exemplo. E não é preciso estar conectado à Internet para que ele funcione.
Para treino, a Technogym levará sua linha de equipamentos totalmente conectadas a um ecossistema digital, que armazena e gera dados para elaboração de resultados e ajuda na prescrição de treinamento para cada metodologia e periodização aplicada.
Todas essas informações são armazenadas na plataforma digital da empresa onde é possível avaliar o histórico completo da sua evolução muscular e aeróbica.
Os equipamentos também entregam aulas ao vivo ou “on demand”, com gamificação para entreter os usuários com resultado e comparações e fazer o tempo passar mais rápido.
PERSONAGENS
Uma executiva carioca, radicada em São Paulo, está à frente de um batalhão de 550 funcionários para realizar o evento no Expo Center Norte. Ana Paula Leal Graziano é uma das principais executivas do Brasil no segmento de eventos e feiras. Sócia de Arnold Schwarzenegger desde 2013, é a única mulher entre as sócias de Schwarzenegger em sua feira que também é realizada em outros continentes, como Europa e África, além dos Estados Unidos.
Um fato curioso para a edição 2023 é a união de Ana Paula Leal e Waldyr Soares no projeto Bem Estar Brasil. Os dois já foram concorrentes no mercado de feiras e agora estão unidos para revolucionar a indústria. Waldyr é o criador da Aeróbica Brasil e fundador da Fitness Brasil, e responsável pela entrada da IHRSA Internacional no Brasil e hoje comanda a Humana Academy.
CONGRESSOS E CURSOS
O Arnold South America também dissemina conhecimento técnico para nutricionistas, educadores físicos, personal trainer e profissionais de saúde. Serão seis congressos com 140 palestrantes e mais de 5 mil participantes.
O evento conta com a parceria de associações como ACAD, CREF4/SP, CONFEF, ASEMESP, IDT-CEMA, ABRASCOND, FHORESP, SECOVI-SP, ACESC, ABCFARMA, SINCOFARMA.