Pela primeira vez na Copa do Mundo, uma seleção passa para outra fase da competição pelo critério do fair-play. O Japão, mesmo perdendo para a Polônia por 1 a 0, foi beneficiado pela derrota do Senegal para Colômbia também por 1 a 0.
O resultado classificou os colombianos, em primeiro lugar no Grupo H, e deixou japoneses e senegaleses iguais em número de pontos ganhos e de saldo de gol.
A decisão para saber então quem passaria para as oitavas de final, como segundo do grupo, foi o critério do fair-play. Com dois cartões amarelos a menos que Senegal, a classificação ficou com o Japão por ser a equipe mais disciplinada.
Quando o árbitro apitou término do jogo em que foram vencidos, os jogadores japoneses permaneceram no gramado aguardando o fim do outro jogo do grupo, vencido pela Colômbia por 1 a 0 sobre o Senegal.
Senegal é o time africano que mostrou mais qualidade e chances de avançar na Copa da Rússia. Hoje, o empate classificava os africanos e eles começaram melhor o jogo. No entanto, diminuíram o ritmo no segundo tempo e deram chances a uma Colômbia desorganizada, mas com vontade de vencer.