A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou decisão tomada em conjunto com representantes de todos os clubes para retomar, sem data definida, os jogos do campeonato 2020 da Série A-3 do Campeonato Paulista e até lá orientou os clubes a cortar gastos.
O MAC, representado por seu segundo vice-presidente, o advogado Alysson Alex Souza e Silva, votou pela retomada com alterações nas regras de contratação e inscrição de atletas.
“Vamos aguardar a data para definir contratações e como será. Podemos já conversar com alguns atletas para renovação e começar a fazer.pré-contratos somente”, aponta Alysson Souza e Silva..
Nesta situação o clube conversa com os atuais patrocinadores para viabilizar a manutenção da estruturas.
O clube pediu ainda a retomada dos pagamentos de cotas de participação, que a federação suspendeu com a suspensão da competição.
Uma das medidas deve ser cancelamento dos contratos de jogadores no encerramento, previsto para maio.
A eventual retomada da competição terá previsão de novas contratações e possibilidade de jogos com portões fechados, sem arrecadação com público.
Para a direção do MAC estes jogos com portões fechados são inviáveis e deverão ser custeados pela FPF.
A retomada do campeonato foi aprovada contra voto de quatro clubes contrários à medida, que defenderam fim do campeonato sem acessos para a A-2 ou rebaixamentos para a B-1, quarta divisão.
veja abaixo os principais pontos de um comunicado oficial da Federação sobre a volta dos jogo
Em respeito aos torcedores, aos parceiros comerciais e de mídia, o Campeonato Paulista Série A3 – 2020 será concluído em campo, conforme estabelece o regulamento da competição;
– Não há data para a retomada, que será acordada em nova videoconferência a ser agendada, seguindo as determinações das autoridades públicas de saúde;
– Inicialmente, os jogos poderão ser realizados com portões fechados, prezando pela saúde pública e evitando qualquer risco de aglomerações;
A pedido dos clubes, para a conclusão do Campeonato, os Departamentos de Competições, Registro e Jurídico da FPF estudarão a possibilidade de inscrição de atletas de base que não se enquadrem nos critérios da Lista B já previstos;
O Campeonato cumprirá a Lei Pelé, o Estatuto do Torcedor e a Legislação geral vigente, bem como, o estatuto da Federação Paulista de Futebol e os regulamentos geral e específico da competição;
Comissão Médica da FPF trabalha no desenvolvimento de um protocolo de segurança, que proteja a saúde e integridade de todos os envolvidos nos jogos.
A FPF e os clubes do Campeonato Paulista – Série A3 entendem que as dificuldades de se estabelecer o retorno dos jogos e, também, a possibilidade de realização de jogos com portões fechados geram consequências comerciais e técnicas negativas para todos. No entanto, prevaleceu a convicção de todos de que a priorização da saúde e da segurança dos milhares de profissionais envolvidos no futebol se faz necessária nesse momento, e é o princípio que guiará todas as nossas decisões.
s