O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta sexta-feira que o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, foi banido de forma permanente de qualquer atividade relacionada ao futebol (administrativas, esportivas ou qualquer outra) em nível nacional e internacional.
“A investigação contra Del Nero foi aberta em 23 de novembro de 2015 e refere-se a esquemas em que ele recebeu subornos em troca de seu papel na concessão de contratos para empresas para os direitos de mídia e marketing de vários torneios de futebol, incluindo a Copa CONMEBOL, a Copa Libertadores d e a Copa do Brasil da CBF”, diz comunicado divulgado pela Fifa.
Del Nero já havia recebido penas de suspensões temporárias de 90 e 45 dias. A câmara adjudicatória do Comitê de Ética concordou com as recomendações da câmara de investigação.
A Federação Internacional considerou o Del Nero culpado de ter violado o art. 21 (Suborno e corrupção), art. 20 (Oferecer e aceitar presentes e outros benefícios), art. 19 (Conflitos de interesse), art. 15 (lealdade) e art. 13 (Regras gerais de conduta) do Código de Ética da FIFA.
“Como conseqüência, o Sr. Del Nero é banido para a vida de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra), tanto a nível nacional e internacional. Além disso, uma multa no valor de 1 milhão de francos suíços foi imposta a Del Nero.”
A decisão foi notificada a Del Nero hoje, e a proibição entrou em vigor imediatamente após a notificação.