Esportes

Fifa lembra vitória de 2018 em apresentação da estreia do Brasil na Copa

Fifa lembra vitória de 2018 em apresentação da estreia do Brasil na Copa

O site oficial da fifa destacou memórias da Copa de 2018 para a divulgação do pré-jogo de Brasil e Sérvia, partida que marca a estreia da seleção brasileira no mundial do Qtar nesta quinta-feira. “Quatro anos atrás, os adversários de estreia também tiveram de medir forças na fase de grupos”, lembra a Fifa.

O Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Thiago Silva, foi primeira colocada da chave e ajudou a empurrar a Sérvia para a eliminação.

O jogo desta quinta-feira terá volta de alguns dos personagens desta história: o próprio Thiago Silva, além de Alisson, Neymar, Gabriel Jesus. Do outro lado, Sergej Milinkovic-Savic, Dusan Tadic, Filip Kostic e Aleksandar Mitrovic continuam sendo peças importantes.

“As ambições também continuam as mesmas de 2018. Para os brasileiros, só um novo título mundial e o fim do jejum iniciado há duas décadas interessam. Os sérvios, por outro lado, desejam mais do que tudo avançarem para a fase eliminatória para depois poderem sonhar mais alto.”

Ainda segundo o portal oficial, a única dúvida de Tite é entre uma escalação mais conservadora, com três homens de meio-campo, ou uma estratégia com quatro jogadores de características mais ofensivas.

No primeiro cenário, quem deve começar jogando é Fred. Se a opção for ir para cima, Vinícius Júnior deve ser escalado e Neymar pode atuar um pouco mais recuado.

No caso da Sérvia, a maior indefinição diz respeito à utilização do centroavante Aleksandar Mitrovic, destaque do Fulham na Premier League. O goleador não disputa uma partida oficial desde o fim de outubro por conta de uma lesão no tornozelo. E, por isso, pode ficar como opção para o segundo tempo.

Prováveis escalações

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior

Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Pavlovic, Milenkovic e Stefan Mitrovic; Zivkovic, Ilic, Sergej Milinkovic-Savic e Kostic; Tadic; Vlahovic e Aleksandar Mitrovic

Histórico do confronto

As duas equipes são velhas conhecidas e já se enfrentaram 20 vezes, com 11 vitórias brasileiras, sete empates e dois triunfos da Sérvia (incluindo o histórico herdado da extinta Iugoslávia). Em Mundiais, esse será o sexto encontro. Nos outros cinco anteriores, houve duas vitórias dos sul-americanos, uma dos europeus e dois empates.

O Brasil teve uma campanha histórica nas eliminatórias sul-americanas. A equipe conquistou 88,2% dos pontos que disputou no qualificatório: foram 14 vitórias e três empates em 17 partidas disputadas.

Aleksandar Mitrovic e Dusan Vlahovic, a dupla de ataque titular da Sérvia, já somam 22 gols nesta temporada. O primeiro, que joga no Fulham, marcou 13 vezes em 2022/23. Já o centroavante da Juventus fez 9 gols no período.

O que eles disseram

Marquinhos, zagueiro do Brasil: “Acho que, se a gente pegar e ver os ex-campeões do mundo, a gente vê a importância que tem a Copa para o Brasil. Isso fica marcado na sua história, da sua família, netos, onde você passar todo mundo vai lembrar de você.”

Sergej Milinkovic-Savic, meio-campista da Sérvia: “Devemos encarar um jogo de cada vez e enfileirar o máximo de vitórias possível. Mas o primeiro objetivo será passar da fase de grupos.”

Data e Horário
Quinta-feira, 24 de novembro, às 22h de Doha

Local
Estádio Lusail Iconic, em Lusail

Arbitragem
Árbitro: Alireza Faghani (IRN)
Assistente 1: Mohammadreza Mansouri (IRN)
Assistente 2: Mohammadreza Abolfazli (IRN)
Quarto árbitro: Maguette Ndiaye (SEN)
Quinto árbitro: El Hadji Samba (SEN)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
AVAR: Muhammad Bin Jahari (SGP)
VAR de impedimento: Anton Shchetinin (AUS)
VAR de suporte: Paulus Van Boekel (NED)
VAR reserva: Ashley Beecham (AUS)