O comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou há pouco oficialmente a saída do técnico Dunga e do coordenador de seleções Gilmar Rinaldi do comando da seleção brasileira, que já havia sido antecipada por analistas e colunistas de esportes. Dunga cai após a eliminação precoce na fase de grupos da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. O novo treinador deve ser o atual técnico do Corinthians, Tite.
O anúncio foi feito em nota oficial publicada na tarde dessa terça. A nota da CBF fala em comum acordo na saída.
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho”, diz a nota.
O dirigente da CBF, Marco Polo Del Nero, pode ter ainda nesta terça-feira um encontro para formnalizar a contratação de Tite. Antes mesmo da reunião com Dunga e Gilmar Rinaldi, na tarde desta terça-feira, na sede da CBF, o empresário de Tite, Gilmar Veloz, já mantinha diálogos com cartolas da federação.
O “sim” definitivo” de Tite depende das condições de trabalho que lhe serão apresentadas. Embora difícil e após a própria família de Tite já declarar que ele agora está propenso a aceitar, existe chance de não aceitar alguma condição oferecida.
Dunga estava no comando desde o fim da Copa do Mundo de 2014, teve o contrato rescindido e já está fora, também, da Olimpíada do Rio.
MARCAS
Duas campanhas ruins na Copa América, classificação abaixo da esperada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, 18 vitórias, cinco empates e três derrotas em 26 jogos são o legado da última era Dunga.