Futebol

Ex-presidente da Fifa, brasileiro João Havelange morre aos cem anos

João Havelange, “cartola do tri mundial” e ex-presidente da FIfa
João Havelange, “cartola do tri mundial” e ex-presidente da FIfa

Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, João Havelange como ficou conhecido o mais influente cartola do futebol brasileiro, faleceu nesta terça-feira aos cem anos vítima de pneumonia. Estava internado desde julho no Rio de Janeiro.

Havelange comandou a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que se tornaria a CBF, entre 1956 e 1974, ou seja, foi o comandante do futebol brasileiro na conquista do tricampeonato mundial.

Era advogado e empresário, foi diretor executivo da Viação Cometa, mas fez uma trajetória em várias áreas do esporte.

Nascido no dia 8 de maio de 1916, no Rio de Janeiro, praticou vários esportes pelo Fluminense, inclusive futebol, mas foi nas piscinas que ele mais se destacou.

Competiu nas provas de natação na Olimpíada de 1936, em Berlim, e no pólo aquático nos Jogos de 1952, em Helsinque. Foi medalha de prata com o time de pólo no Pan-Americano de 1955. 

Havelange também foi presidente do Vasco da Gama, além da Federação Paulista de Natação.  Eleito para o Comitê Olímpico Internacional, permaneceu no órgão entre 1963 e 2011, quando pediu o desligamento. 

Ganhou as eleições da Fifa e virou presidente da entidade entre 1974 e 1998. Esteve na organização de seis Copas do Mundo e criou Mundiais das categorias de base. Quando deixou o comando para dar lugar a Joseph Blatter, tornou-se presidente de honra da Fifa.