A Prefeitura de Garça decretou luto oficial pelo falecimento do goleiro Waldir Peres de arruda, morto aos 66 anos em Mogi Mirim, onde estava para um almoço com familiares neste domingo (23). Nascido na cidade, Waldir Peres mantinha amigos e contatos em Garça e na região, apesar de ter feito toda sua carreira de sucesso longe de casa.
Goleiro da seleção brasileira na copa de 82, na Espanha, Waldir Peres começou a carreira no Garça FC, mas ainda novo transferiu-se para a Ponte Preta, em 1970, aos 19 anos. No São Paulo, onde atuou por 11 anos, que tornou-se ídolo de diferentes torcidas. Depois da copa, também atuou em outras equipes, como Corinthians, Portuguesa, Santa Cruz e Maringá, onde encerrou a carreira como jogador.
Atuou como reserva nas copas de 74 e 78, até conseguir a vaga de titular na célebre equipe de 82, que tinha Zico, Sócrates e Falcão, entre outras estrelas. Fez 39 jogos com a camisa do Brasil.
No domingo, Waldir Peres passou mal após almoço, foi levado a uma farmácia e de lá ao hospital 22 de Outubro, onde faleceu às 15h30 vítima de infarto. O jogador estava acompanhado pela noiva na cidade. Deixa três filhos – dois moradores em São Paulo e uma filha, que está no exterior e é aguardada para o sepultamento do atleta, no cemitério Gethsêmani, no Morumbi, em São Paulo. Há previsão de sepultamento às 9h de quarta-feira.
“Recentemente, o ex-goleiro voltou a visitar os amigos em Garça com mais frequência. Tinha uma grande amizade com o vice-prefeito Cassiano Pelegrini, com quem havia trabalhado na Grande São Paulo. Waldir Peres estava acertando os últimos detalhes para alavancar um projeto de futebol em sua terra natal, mas um infarto fulminante encerrou sua trajetória, deixando todo o país triste, em especial, os garcenses”, diz o comunicado oficial da prefeitura de Garça sobre o falecimento.
“É uma perda irreparável para Garça. O Waldir sempre divulgou a nossa cidade para os quatro cantos do mundo. Devido aos compromissos pessoais, ele ficou muito tempo afastado de Garça, mas nos últimos tempos ele estava visitando os amigos com grande frequência”, disse o vice-prefeito.