Futebol

Liga de Futebol faz Conselho e define competições para 2016; Marília participa

Advogada Gislaine Nunes, presidente da Liga – Divulgação
Advogada Gislaine Nunes, presidente da Liga – Divulgação

A LFP (Liga de Futebol Paulista) faz nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, o Conselho Técnico das competições que serão promovidas pela entidade na temporada 2016. O Conselho Técnico deve acertar os detalhes para a disputa da Taça Paulista, para times profissionais do Estado, e dos campeonatos das categorias sub-14, sub-16 e sub-18.

Marília deve participar do Conselho e das competições de base da liga com o time da Stadium BR, que recentemente recebeu registro como empresa profissional de de futebol. Nesta temporada, o time mariliense irá disputar as categorias sub-14, sub-16 e sub-18, sendo que para 2017 já confirmou participação também no profissional.

A Stadium BR será representada no Conselho Técnico desta sexta-feira pelo coordenador geral, Marco Aurélio Jorge, e pelo gerente de futebol, Caio Báciga. A direção da Stadium vai definir nos próximos dias o nome do clube para a disputa das competições. Com relação aos técnicos, Marco Aurélio Jorge vai comandar o sub-18, Lucas Toríbio o sub-16, sendo que ambos dividindo a direção técnica do sub-14.

A Taça Paulista deverá ser realizada entre 13 de maio e 3 de dezembro, enquanto as categorias de base têm início previsto para 25 de junho. A liga cria assim um calendário profissional de futebol paralelo às competições da Federação Paulista de Futebol.

Formada em 2015, a Liga tem apoio da Secretaria Estadual de Esportes, que incçlusive será a sede do Conselho nesta sexta. A entidade é presidida pela advogada Gislaine Nunes,  O vice-presidente da entidade, Luciano Duarte afirmou que a LFP tem 36 clubes e associações filiados, mas que o número deve aumentar significativamente até momentos antes do conselho.

“Além dessas 36 filiações, temos pedido de pelo menos mais 25 que querem se filiar e a Liga está analisando caso a caso. A tendência é que esse número cresça bastante até a realização do Conselho Técnico.”

Depois da realização do arbitral, a Liga deverá dar prazo de uma semana para as equipes confirmarem a inscrição e quais categorias disputarão em 2016. “A partir dessas confirmações, já iremos montar a tabela e o regulamento das competições. A ideia é que os jogos da categoria sub-18 sejam preliminar das partida das Taça Paulista”, disse Luciano.

Para a participação na Taça Paulista, os clubes deverão ter jogadores sub-23, podendo utilizar até cinco atletas acima da idade e seis jogadores amadores, desde que sejam maiores de 16 anos.