MAC

Vexame na A1, 4ֺª Divisão em 96, títulos: lembre boas e más fases do MAC

MAC campeão da COpa São Paulo ganhou destaque na revista Placar
MAC campeão da COpa São Paulo ganhou destaque na revista Placar

O maior vexame de um time na elite do futebol paulista, título que o MAC (Marília Atlético Cube) carrega desde a quarta-feira, dia 8 de abril, passa longe de ser o único vexame do clube na história.

Interpretar qual o pior momento depende de cada torcedor e sua relação com  clube, mas para ajudar a decidir, o Giro Marília lista alguns dos piores- e dos melhores também – momentos do Marília desde que chegou à divisão principal pela primeira vez, em 1971. Alguns dos dados não são oficiais, estao em sites especializados na internet e podem oiferecer erros.

De cara e para alguns o pior momento sem concorrentes foi o campeonato de 1996. O time disputou a série A3, foi mal e acabou rebaixado para a quarta divisão do campeonato paulista, então batizada como B1.

E não foi só uma questão de rebaixamento, crise de momento. O MAC jogou três temporadas na quarta divisão – 1997, 1998 e 1999 – até conseguir voltar ara a série A3.

Foram períodos de jogos com times com pouca tradição e nome, como Velo Clube de Rio Claro, o XV de Caragua (Caraguatatuba), mas também de encontrar nomes como o Jabaquara, de Santos, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, e o Capivariano, hoje na elite.

O Marília de 2015 não ganhou de ninguém. O de 1976 também não. O time naquela temporada fez só cinco pontos, uma vergonha que hoje passa a ser a segunda do clube em suas passagens na elite. Em 76 o time perdeu 12, ficou com saldo negativo de 22 gols. Em 2015 foram 13 derrotas e saldo negativo de 29.

TÍTULOS

Mas a história do time é feita de conquistas também. A mais importante – em 1971 – colocou o time na elite do futebol. E foram oito vitórias, campeonato em três fases. 

A década de 70 marcou ainda a boa fase da escola de futebol do Marília. Revelar craques e exportar jogadores era comum. E em 1979 os meninos do MAC fizeram mais: conquistaram o título da Copa São Paulo de Futebol Jr.

A conquista histórica veio em poucos jogos, mas muitas dificuldades que incluiram enfrentar grandes times e entre eles vencer Corinthians,  Cruzeiro, um destemido Juventus e o Fluminense na final.

O time voltaria a ser campeão em 2002, com uma decisão história. Depois de chegar à final e perder a primeira partida por 2ª 0 para o Francana, em Franca, o MAC jogou com Abreuzão lotado e venceu por 3 a 0. Levantou o título e retornou à elite.

Também foi memorável a participação do Marília na série B do campeonato Brasileiro em meados dos anos 2000. Foram duas boas temporadas, especialmente a de 2007, quando o time chegou a figurar no G4, com expectativa de conseguir acesso à elite. A Em 2015 a temporada na elite foi curta. Agora é esperar quer os bons tempos voltem logo.