O atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, recebe a Bola de Ouro pela quinta vez. Ele foi premiado nesta segunda-feira. O atacante brasileiro Neymar disputava o título com Messi e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. A entrega, anunciada pelo jogador brasileiro Kaká, vencedor de 2007, foi acompanhada em todo o mundo.
Neymar, Messi e Ronaldo foram apresentados de forma individual em vídeos sobre a carreira e o ano. Os vídeos foram apresentados intercalados com premiações e discursos.
Após cada vídeo o atleta foi chamado ao palco para breve depoimento. Messi voltou ao palco para a premiação e agradeceu por tudo o que futebol proporcionou. Apesar de vencer pela quinta vez, mostrou estar emocionado.
O mesmo modelo de apresentação dos candidatos foi adotado para apresentar as atletas candidatas ao título de melhor do ano no futebol feminino. A americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Célia Sasic disputavam. Lloyd venceu.
A solenidade contou ainda com a eleição da seleção 2015, formada pelo goleiro Manuel Neuer, os defensores Thiago Silva, Marcelo, Sérgio Ramos e Daniel Alves, no meio campo ficaram Iniesta, Luka Modric e Pogba, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.
Pep Guardiola, do Bayern, Luis Enrique, do Barcelona e Jorge Sampaoli, argentino que trina a seleção do Chile, disputaram título de melhor técnico. Enrique, do Barça, foi o eleito.
Jill Ellis foi eleita a melhor treinadora der equipe feminina no ano. Ela comanda a seleção norte-americana de futebol desde 2014. Agradeceu à Fifa e algumas federações pelo investimento em futebol feminino.
O brasileiro Wendell Lira, 26, recebeu o prêmio Puskas pelo gol mais bonito. Ele foi indicado pelo gol feito pelo Goianésia contra o Atlético-GO, em março, no Goiano.
Após triangulação, ele recebeu na área e acertou uma “meia bicicleta” para vencer o goleiro. Quando foi indicado ao prêmio, Wendell estava desempregado. O atacante defende o Vila Nova
A premiação do brasileiro foi considerada surpresa pelo clube e campeonato que ele disputava quando marcou. Em seu discurso, Lira lembrou a passagem bíblica da disputa entre David e Golias
A solenidade envolveu perguntas do público, como de um torcedor de 15 anos foi escolhido por ter acertado de forma antecipada em redes da Fifa a escalação da seleção do ano.
O torcedor perguntou ao atacante Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa e doi Real Madrid, o que ele pretende fazer quando encerrar a carreira. Ronaldo disse que já tem algums negócios, já é um empresário e deve investir neste segmento.