Futebol

Prass e a eterna academia de goleiros do Palmeiras

Prass e a eterna academia de goleiros do Palmeiras

Além das glórias, títulos e vitórias conquistadas em cem anos de história, o Palmeiras, sempre foi conhecido pelos grandes goleiros que formou em suas categorias de bases. Entre eles estão Oberdan Catani, Waldir Joaquim de Moraes, Leão, Veloso, Sérgio e Marcos etc. O fato é que hoje nossa escola atravessa uma de suas piores crises, e o mais grave, o momento de nossos Goleiros reflete diretamente na fase do time dentro dos campos de nosso País.

Antes mesmo da aposentadoria do nosso Santo, São Marcos, nossos cartolas já demonstravam certa preocupação, tanto que em 12/2012, foram buscar junto à equipe do Vasco o experiente goleiro Fernando Prass, que chegou, vestiu nosso manto e correspondeu, fez grandes partidas e ajudou o Palmeiras a voltar à elite do Campeonato Brasileiro, lugar este que nunca deveria ter saído, afinal somos os campeões do século.

Basta ver nossa sala de troféus, que está repleta de conquistas  inclusive a do CAMPEONATO MUNDIAL DE 1951, RECÉM RECONHECIDA PELA ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL. Para quem pensa diferente, não deixe de  conhecê-la vale a pena. Ah, só para lembrar, se quiser pode fotografar e mostra para os amigos.

Mas voltando ao assunto, acontece que em maio deste ano  Prass sofreu uma grave lesão no cotovelo, foi quando tivemos que testar todos os goleiros da nossa grande e renomada academia e foi aí que percebemos que a crise estava instalada.

Neste período passaram pelo time os goleiros Bruno, Alemão, Fábio e Deola, e infelizmente nenhum deles conseguiu ter atuações como as que Fernando Prass vinha tendo, o que trouxe uma certa instabilidade ao time e fez com que perdêssemos pontos importantes por erros individuais.

As seguidas falhas, e a incerteza sobre a volta de Fernando Prass, fez com que o clube contratasse o goleiro Jailson, atleta de 33 anos que estava na reserva da equipe do Ceará, e na ultima semana fosse ventilada a possibilidade do retorno do goleiro Diego Cavalieri, que hoje está no Fluminense, do Rio de Janeiro.

Apesar das criticas, e da suposta crise instalada na academia de Goleiros do Palmeiras, temos que lembrar que por lá passaram os melhores goleiros já visto em atividade em nosso País, e que aconteça o que acontecer sempre teremos os melhores. Só para lembrar, São Marcos o herói do Penta, ''beatificado'' por aquela defesa maravilhosa no pênalti do Marcelinho Carioca, também começou ali e mostrou para o mundo o que é ser um grande goleiro, adorado por todas as defesas, até pelos corintianos mais fanáticos, acredite.

Hoje, estamos com dificuldades, mas podem ter certeza, e que qualidade não falta a esses meninos e jovem goleiros, e que com certeza com um pouco mais de experiência nos darão ainda muitas alegrias.

Fernando Prass voltou de contusão, ajudou a devolver ao nosso grupo de jogadores a confiança adquirida anteriormente, nos auxilio na vitória diante do Botafogo, e com certeza será essencial no triunfo que vamos buscar neste fim de semana diante do Grêmio no estádio do Pacaembu. 

AH, as fotos da galeria estão nestes endereços: aqui; aqui e , é claro, aqui, no site oficial do Palmeiras

Valter Lanza Neto, advogado, casado, pai de dois palmeirenses, fanático pelo verdão e fervoroso discípulo de Sâo Marcos, amém.