As equipes masculina (sub-20) e feminina (adulta) de futsal de Marília vão disputar em 2023 as competições da Liga Paulista de Futsal (LPF), dividida em duas competições, em ambas as categorias.
No primeiro semestre ocorre a Copa da LPF, competição dividida em grupos, sendo eles regionalizados em sua primeira fase. Já no segundo semestre acontece a Liga Paulista, competição com as equipes jogando a primeira fase no sistema de todos contra todos em turno único.
Na última semana, de forma remota, aconteceram os congressos técnicos das duas categorias, Masculino Sub-20 e Feminino Livre, onde foram discutidas a fórmula de disputa, definição dos grupos da primeira fase, bem como as demais diretrizes a respeito da competição.
No Masculino Sub-20, as 12 equipes participantes foram divididas em dois grupos que ficaram compostos da seguinte forma. Grupo A: Inter Mogi/SMEL, Wimpro Futsal Guarulhos, Guararema Futsal, Diadema Futsal, Francisco Morato e Itapetininga.
Já no Grupo B, além da equipe da SELJ Marília/MAC, fazem parte as seguintes equipes: Futsal Bauru FIB, Botucatu, Ourinhos, Brejo Alegre e Assis Futsal.
No Feminino Livre, a Copa da LPF terá 12 equipes, que foram divididas em três grupos com quatro equipes cada que ficaram da seguinte forma:
Grupo A – SELJ Marília/MAC, Ferroviária/Uniara/Fundesport, ASF São Carlos/Unicep e Fut Fera/Guará;
Grupo B – Botucatu, CASI Itapetininga, Unifafibe/Bebedouro e Amparo;
Grupo C – CATS Taboão, EC Hortolândia, Desportivo Mogiano e Move Sports/Mauá.
“Estamos muito honrados com o empenho demonstrado por todos os atletas e dirigentes que, em conjunto com a SELJ, Prefeitura e parceiros de Marília, conseguimos reintegrar o Futsal mariliense novamente à elite da Liga Paulista nas categorias Sub-20 masculino e principal feminino. O alto nível e qualidade das equipes que compõem nossos grupos exigirão o rendimento e desempenho que buscamos e sabemos que nossos atletas possuem. Marília é referência estadual na modalidade futsal e agora com a Liga Paulista retornamos à posição que merecemos”, afirmou o Professor Milton Vaz, comandante das duas equipes.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gastão Pinheiro Júnior, destacou a importância da disputa para a equipe: “Com grande apoio da Prefeitura, através do prefeito Daniel Alonso, fico feliz que teremos mais equipes da SELJ Marília disputando um campeonato tão forte. Confirmamos semana passada o basquete e agora o futsal, então com certeza teremos mais grandes partidas movimentando nossa cidade”, disse o secretário.
Nas próximas semanas serão divulgadas as tabelas oficiais com datas, horários e locais das partidas. A previsão para início de ambas as competições é a partir da semana do dia 20 de março.