O paulista Gabriel Medina está fora da temporada 2025 da Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla e inglês) após lesão durante treino na praia de Maresias, em São Sebastião.
Segundo o perfil do Time Brasil no Instagram, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão do circuito passou por uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.
A previsão, conforme a publicação, é que Medina retorne às competições em seis a oito meses. Com isso, o surfista não terá como participar da temporada deste ano da WSL.
As provas começam dia 27 de janeiro, em Pipeline, no Havaí. A competição marca os dez anos do primeiro título mundial do paulista, em 2014.
Campeão também em 2018 e 2021, Medina seria um dos dez representantes do país na disputa masculina. A lista tem ainda Filipe Toledo, Ítalo Ferreira (ambos campeões mundiais).
ALém deles, João “Chumbinho” Chianca, Yago Dora, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Deivid Silva representam o país.
No feminino, a única brasileira que está na elite é Tatiana Weston-Webb, prata na Olimpíada de Paris, na França, em 2024.