Ícone do jornalista, Léo Batista morre neste domingo aos 92 anos após 13 dias de internação no Rio de Janeiro para tratamento de um caso de tumor no pâncreas.
João Baptista Bellinaso Neto nasceu em 1932 na cidade de Cordeirópolis (SP), filho de imigrantes italianos.
Aos 15 anos seguiu indicação de um primo e começou a trabalhar no serviço de alto-falante da cidade. Mudou para Birigui e lá estreou como locutor em rádio.
Atuou com jornalismo, gerou a funções de gerência e começou a transmitir jogos de futebol. Atuou em Piracicaba antes de chegar ao Rio de Janeiro, em 1952.
Foi o primeiro jornalista a divulgar a morte do presidente Getúlio Vargas em 1954 e divulgou também a morte de Ayrton Senna em 1994.
A carreira de quase 80 anos inclui 50 deles na TV Globo. Atuou na cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1 além de atuar como apresentador nos principais programas do canal.
Atuou muito além dos esportes. Participou na apresentação do Jornal Nacional, o Jornal Hoje, desfiles do Carnaval e Fantástico.
Acumulou homenagens, atuou na TV Excelsior, influenciou profissionais e criou tradições nos esportes. A principal delas: sua dedicação.
Participou do Globo Esporte o dia 26 de dezembro