Esportes

Jogador e técnico tetracampeão do mundo, Zagallo morre aos 92 anos

Jogador e técnico tetracampeão do mundo, Zagallo morre aos 92 anos

Mário Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido como Zagallo, ex-jogador de futebol, ex-técnico na seleção brasileira e campeão do mundo nas duas funções, faleceu aos 92 anos.

A morte foi divulgada em nota de pesar na página oficial de Zagallo, uma lenda no esporte, polêmico e controverso.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota.

Nascido em Atalaia, iniciou a carreira de jogador no América do Rio de Janeiro. Ponta esquerda de talento, em 1950 estava no Flamengo e participou na conquista do tricampeonato brasileiro.

Campeão do mundo com a seleção brasileira em 1958, transferiu-se depois para o Botafogo, clube em que atuou ao lado de nomes como Garrincha e Nilton Santos.

Convocado para a Copa de 1962, ganhou vaga de titular após lesão de Pepe e acompanhou time bicampeão,

Iniciou a carreira como técnico em 1966 e em 1970, em meio ao conflito entre o treinador João Saldanha – que comandou o time na fase classificatória – e o governo militar, foi chamado para assumir o comando da seleção na Copa do Mexico e o Brasil foi tricampeão.

Acompanhou a seleção no título de 1994 como coordenador técnico da equipe. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.