Esportes

MAC cai de quatro no Vale do Paraíba e dá adeus à Copa Paulista

MAC cai de quatro no Vale do Paraíba e dá adeus à Copa Paulista

Terminou a temporada profissional do Marília Atlético Clube (MAC) em 2023. Em partida disputada na noite deste sábado (16), no estádio “Martins Pereira”, em São José dos Campos (SP), o atual vice-campeão foi eliminado da Copa Paulista.

A vaga às semifinais ficou para o São José, que goleou o Marília por 4 a 0 – ou 6 a 1, no valor agregado. Resultado simbólico para o desempenho do Tigre na competição: em 12 jogos, a 4ª derrota, quatro empates e quatro vitórias (nenhuma no Abreuzão).

Resta agora à torcida maqueana prestigiar as categorias de base. As equipes sub-11 e sub-13 seguem pelo Campeonato Paulista de ambas as categorias. O time profissional só volta a jogar em 2024 pelo estadual da série A3.

O JOGO

Com a necessidade de vencer para seguir vivo na Copa Paulista, o Marília se assanhou cedo ao ataque. Mas, foi o São José quem abriu o placar. Aos 6, Rodrigo Andrade cobrou falta e Pedro Favela desviou de cabeça para o gol: 1 a 0.

Aos 12, Favela subiu sozinho após cobrança de escanteio e usou de novo a cabeça para fazer a alegria da torcida: 2 a 0 – que, no placar agregado, já era goleada de 4 a 1, somada a derrota maqueana por 2 a 1 no jogo de ida, no Abreuzão.

Aos 21, o Marília só não levou terceiro porque Caio Cesar furou, de frente para o gol, após cruzamento de Nicholas pela direita. Aos 25, o meia João Lucas, a cabeça pensante levou a pior numa dividida por cima e ficou zonzo.

A arbitragem assinalou falta ao MAC. Ao tentar defender um cabeceio maqueano, o goleiro Luís Augusto, do São José, se jogou ao fundo das redes, que cedeu. Coube ao gandula mais próximo providenciar o conserto.

As tentativas maqueanas saíam dos pés de João Lucas, já recuperado na pancada na cabeça. Aos 39, ele cruzou sob medida para Léo Castro, mas a defesa conseguiu chegar antes para evitar a finalização ao gol.

Mas, era o São José quem chegava com mais perigo. Aos 42, Serafim cruzou da esquerda e Rafael Tanque, sozinho, não chegou a tempo de concluir, sozinho, na entrada da pequena área alviceleste.

De volta do vestiário, o Marília seguiu para sua etapa final no jogo e na competição, até que conseguisse marcar três gols sem levar mais nenhum para levar o jogo, ao menos, para as cobranças de pênaltis.

Posicionado na defesa, o São José aguardou pelas investidas do Marília, que procurava espaço para incomodar o goleiro rival. Aos 11, Luizão sofreu falta frontal. João Lucas recorreu à força em vez da técnica, e desperdiçou a oportunidade de gol.

Se já estava difícil ter que fazer três, o Marília levou o terceiro, aos 18. Em de novo, de cobrança de escanteio. Leo Gobo, que havia acabado de entrar, estufou as redes maqueanas: 3 a 0. E festa no “Martins Pereira”.

Estava difícil até para sair o ‘gol de honra’ do MAC. Aos 27, a zaga da Águia vacilou, Caíque Bonfim tomou a bola, mas foi barrado no chute ao gol. Aos 31, Luizão acertou o cruzamento, João Marcos cabeceou e Luís Augusto agarrou.

Aos 37, Kaio Wilker, que havia entrado no intervalo, levou o segundo amarelo e foi expulso. O MAC ficou com um a menos para tentar, ao menos, um golzinho. Aos 43, quase fez contra. Everton espanou no cruzamento para a linha de fundo.

Na cobrança, o São José mostrou como se faz. Jeferson apenas desviou para o fundo da rede após desvio na primeira trave: 4 a 0. Sorte do Marília que o juiz encerrou o jogo aos 45. O vexame de despedida ainda poderia ter sido muito pior. 

RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL

XV de Piracicaba* 1 x 0 Juventus, nesta sexta

Portuguesa 2 x 2 Grêmio Prudente*, neste sábado (16)

São José* 4 x 0 MARÍLIA, neste sábado

Portuguesa Santista x Noroeste, neste domingo (17), às 10 horas

* Classificados

FICHA TÉCNICA

São José 4 x 0 MARÍLIA

São José: Luís Augusto; Léo Pereira (Léo Gobo), Matheus Abreu, Caio Cesar e Rafael Verrone; Gustavo Nicola (Jefferson), Pedro Favela e Rodrigo Andrade (João Gabriel); Matheus Serafim, Nicholas (Jean Silva) e Rafael Tanque (Caio Vieira). Técnico: Ricardo Costa. MARÍLIA: João Paulo; Luizão, Everton, Guilherme Café e Régis Potiguar (Danilo); Elias Teles (Murilo), Erick Varão (Kaio Wilker) e João Lucas (Nando); Aslen (Caíque Bonfim), Léo Castro e João Marcos. Técnico: Rogério Corrêa. Arbitragem: Thiago Luís Scarascati, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Leonardo Tadeu Pedro. Cartões amarelos: Léo Pereira (São José) e Luizão, João Lucas, Aslen, Erick Varão, Elias Telles, Régis Potiguar (Marília). Público: 4.917 pagantes. Renda: R$ 69.510,00. Local: estádio municipal “Doutor Mário Martins Pereira”, em São José dos Campos (SP), neste sábado (16).