O MAC (Marília Atlético Clube) voltou a aparecer no ranking nacional de clubes divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após anos fora da lista. Segundo a direção do clube, a inclusão é resultado da participação do clube na Copa do Brasil em março deste ano, na cidade Cariacica-ES diante do Criciúma- SC.
“Competição da qual o clube ainda não havia participado em sua história. De volta ao cenário nacional, o Alviceleste segue seu planejamento tendo como objetivo o retorno a elite do Futebol Paulista e também ao Campeonato Brasileiro”, diz um comunicado do Marília.
O time aparece na 201ª posição entre 238 clubes, com total de 125 pontos. Está próximo a times paulistas que disputam a se´rie A2, como o XV de Piracicaba (194) e o Linense (197)
O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão da Supercopa Kia 2021, o Flamengo manteve sua liderança no ranking, com 17.054 pontos. Segundo lugar em 2021, o Palmeiras, que conquistou a CONMEBOL Libertadores, também permaneceu na mesma posição.
O terceiro lugar é ocupado pelo Atlético-MG, o maior campeão do país em 2021. Após conquistar o Brasileirão Assaí e a Copa Intelbras do Brasil, o Galo saltou da nona posição, em 2021, para o terceiro lugar, com 14.572 pontos, apenas 12 a menos do que o Palmeiras.
Outro clube a dar um salto no ranking foi o Fortaleza. Classificado para a CONMEBOL Libertadores pela primeira vez em sua história, o Leão terminou o Brasileirão Assaí no G-4, chegou às semifinais da Copa Intelbras do Brasil e, graças a esse desempenho, saiu do 18º para o 11º lugar no Ranking Nacional de Clubes.
Um dos clubes que mais caíram no ranking foi o Internacional, que foi da quarta para a oitava posição na classificação. Prestes a entrar em sua terceira temporada disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deixou o 10º lugar e agora está em 14º. Há apenas dois anos, no Ranking Nacional de Clubes de 2020, a Raposa ocupava a quarta posição.