Entre 2003 e 2008, o Marília Atlético Clube (MAC) viveu sua fase áurea no cenário brasileiro de futebol com seis participações consecutivas na ‘série de acesso’ para a elite, com direito a ‘bater na trave’ na vaga em 2003 e 2007.
Ao todo, o MAC disputou 209 jogos, vencendo 79 (38%) – entre eles, um histórico 7 a 1 contra o Sport, em 2004, em casa. O Tigre empatou 55 partidas (26%) e perdeu as outras 76 (36%). Marcou 314 gols e sofreu 306 (saldo positivo de oito).
Ainda que tivesse disputado a Série C entre 2009 e 2011, e se despedisse do nacional pela ‘D’, em 2012, eliminado ainda na 1ª fase, o MAC viverá neste sábado (29) o ‘lado B’ desta sua história recente contra um rival da ‘Segundona’ do Brasileiro.
O Tigre recebe o Mirassol, que virá a Marília com um ‘time B’ para o confronto de líderes do Grupo 1 da Copa Paulista. O duelo começa a partir das 18 horas no estádio “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, o Abreuzão.
Apenas sete horas antes, o Mirassol entra em campo pelo Brasileiro da Série B, diante da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 20ª rodada. Atual campeão da Série C, o Leão está em sua primeira participação na Série B.
TIMES
Devido à dupla jornada neste sábado, o Mirassol terá uma formação alternativa formada por reservas do elenco profissional e garotos do sub-20 – a exemplo do que o próprio Marília fazia em seus tempos de Série B.
Em sua única disputa neste semestre com sua formação profissional, o MAC deve ter apenas uma modificação em relação à formação que venceu o dérbi contra o Noroeste, por 1 a 0, no último domingo (23), em Bauru (SP).
O ala-direito Luizão levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. O técnico Rogério Corrêa tem duas opções diretas à vaga: Felipinho, 30 anos e Deivinho, 25 anos. Ele deve optar pelo primeiro.
LIDERANÇA E TABU
Mirassol e Marília jogam pela liderança isolada do Grupo 1 da Copa Paulista. Ambos dividem a ponta da tabela de classificação, com oito pontos cada um, mas com vantagem do Leão no saldo de gols (4 contra 2 do MAC).
Ao lado do XV de Piracicaba com as únicas defesas não vazadas na competição, o MAC ainda não ganhou em casa nos dois que disputou. Foram dois placares zerados contra Grêmio Prudente e São Bento.
Aliás, se vencer neste sábado, o MAC quebrará um tabu de 19 anos diante do rival. O último triunfo foi em 2004, pela Copa Paulista, em Mirassol (SP), por 1 a 0. Na ocasião, o Marília jogou com seu ‘time B’. Motivo: estava na Série B do Brasileiro.
5ª RODADA
São Caetano 0 x 1 Portuguesa de Desportos, nesta sexta (28)
Juventus x Ponte Preta, neste sábado (29), às 15h
Primavera x XV de Piracicaba, neste sábado (29), às 15h
Red Bull Bragantino x Oeste, neste sábado (29), às 16h
Grêmio Prudente x São Bento, neste sábado (29), às 16h
MARÍLIA x Mirassol, neste sábado (29), às 18h
São José x Santo André, neste sábado (29), às 19h
Comercial x Noroeste, neste domingo (30), às 10h
Portuguesa Santista x EC São Bernardo, neste domingo (30), às 10h
CLASSIFICAÇÃO
Grupo 1 – 1) Mirassol e MARÍLIA, 8 pontos; 3) Noroeste, 5; 4) Grêmio Prudente e São Bento, 4; 6) Comercial, 1.
Grupo 2 – 1) XV de Piracicaba e Primavera, 10; 3) Oeste e Red Bull Bragantino, 4; 5) Juventus, 3; 6) Ponte Preta, 1.
Grupo 3 – 1) Portuguesa, 13; 2) Portuguesa Santista, 9; 3) São José, 7; 4) EC São Bernando, 6; 5) Santo André e São Caetano, 1.
Ficha Técnica
MARÍLIA X Mirassol
MARÍLIA: André Luiz; Felipinho (Deivinho), Guilherme Café, Régis Potiguar e Erick Daltro; Rodrigo Bonfim, Anderson Brito e João Lucas; Nando, João Marcos e Léo Castro. Técnico: Rogério Corrêa. Mirassol: César; Wesley, Reniê, Rodrigo Sam e Frank; Flávio, Juninho, Wellington e Camilo; Cristian e Kauan. Técnico: Mateus Naneti. Arbitragem: Marianna Nanni Batalha, auxiliado por Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva e Felipe Camaro Moraes. Local: estádio municipal “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, no Abreuzão, às 18 horas.