Marília foi escolhida por aclamação como sede dos 83º Jogos Abertos do Interior de 2019. A solenidade para indicação da cidade foi feita neste domingo (18) no auditório da Prefeitura de São Carlos e contou com representantes de 217 municípios, os quais tinham direito a voto.
Esta será a segunda vez que o município mariliense irá receber a maior competição esportiva do Brasil – a única vez que a cidade sediou a competição foi em 1962 durante a gestão do prefeito Octávio Barreto Prado, o Tatá.
Em 2017 a cidade foi sede dos Jori (Jogos Regionais do Idoso) e este ano recebeu os Jogos Regionais depois de 23 anos. Havia quatro cidades interessadas em promover os jogos, mas três delas desistiram durante a solenidade.
Os Jogos Abertos unem atletas amadores em diferentes modalidades de todo o interior. A edição deste ano teve 217 cidades inscritas e pelo menos 26 modalidades. ALém do grande eventos esportivo, é também uma organização de impacto no comércio e serviços com a circulação de milhares de atletas e dirigentes técnicos das cidades participantes.