Esportes

Morte de Ayrton Senna completa 25 anos com homenagens de pilotos e fãs

Morte de Ayrton Senna completa 25 anos com homenagens de pilotos e fãs

O feriado do Dia do Trabalho guarda uma história triste para milhões de fãs do piloto Ayrton Senna, morto há exatos 25 anos em um acidente durante a disputa no circuito de Ímola, em 1994.

Diversos pilotos, equipes e personalidade ligadas à Fórmula 1 usaram as redes sociais para homenagens e lembranças sobre as lições, referências e conquistas do piloto.

Dirigentes das equipes Williams e McLaren, as duas últimas pelas quais Senna participou de competições, divulgaram mensagens em memória ao piloto. Gênio, lenda, herói foram alguns dos termos usados.

A carreira tem histórico de cenas marcantes, seja nas conquistas dos títulos, seja na vitória história em 1991 na corrida de Interlagos, quando fez as últimas sete voltas com problemas no câmbio que exigiram muita técnica e esforço.

E nem só as conquistas são lembradas. A corrida em que Senna, já campeão pela posição na pista, deixou o companheiro de equipe, Gerhard Berger, ultrapassa-lo para vencer sua primeira prova, ainda em 1991, no prêmio do Japão.

Senna foi tricampeão do mundo e referência fora das pistas. Nascido em São Paulo, morreu aos 34 anos, solteiro e sem filhos.

O legado do piloto seguiu administrado pela família, especialmente a irmã, Viviane Senna, que fundou o Instituto Ayton Senna com ações voltados para educação e orientação de crianças e adolescentes.