Esportes

Seleção se apresenta e CBF nega 'pressão excessiva' sobre Neymar

Neymar chega à Granja Comary para concentração com a seleção brasileira – Agência CBF
Neymar chega à Granja Comary para concentração com a seleção brasileira – Agência CBF

Os jogadores convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo da Rússia começaram a se apresentar à Seleção Brasileira nesta segunda-feira (21) na Granja Comary, em Teresópolis, para a primeira fase de preparação.

Os atletas vão participar de sessão de exames e avaliações físicas e médicas, que começaram a ser realizadas nesta segunda e continuam na terça-feira. 

Às 8h, Marquinhos já pisava no hall do hotel do CT. O zagueiro foi o primeiro a chegar. Em seguida, foram Fred e Filipe Luís. Às 11h30, a van parou na porta do hotel para desembarcar Gabriel Jesus, Ederson e Fágner. Neymar Jr, Thiago Silva, Renato Augusto e Douglas Costa desembarcaram na van seguinte por volta das 12h. O grupo almoçou por volta das 13h. 

O grupo da Seleção Brasileira ficará completo na Inglaterra, quando Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino, finalistas da Liga dos Campeões, irão se juntar aos companheiros. 

Uma das preocupações da comissão técnica da Seleção Brasileira é evitar pressão excessiva sobre os ombros de Neymar, considerado um dos principais jogadores do grupo e que volta de lesão após três meses parado. A declaração é do coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Edu Gaspar, que participou de entrevista coletiva no Centro de Treinamento (CT) da Granja Comary, em Teresópolis, na tarde de hoje (21).

“Não é [voltando] dos três meses parado que ele vai ser o Neymar excepcional. Vamos criar uma base primeiro, para que ele possa ganhar aquela confiança que tem. Ele vai subindo gradativamente, sem que absorva uma pressão exagerada quanto ao desempenho. Este ponto o Tite vai querer passar a ele, para que tenha segurança de fazer os treinamentos bem, ter sua preparação bem, que faça o seu primeiro amistoso bem e não absorva uma pressão desnecessária. Este é o objetivo que temos com ele, para que possa ter um grande desempenho”, disse Edu Gaspar.

O coordenador demonstrou confiança no bom desempenho do grupo na Copa da Rússia e disse que a torcida brasileira deve estar ciente da postura de seriedade do grupo, independentemente de qual será o resultado.

“Eu não sei se nós vamos ser campeões, se vamos ser vice. Não sei o que vamos passar na Copa do Mundo. Mas algo que eu sei é que, independente de resultados, nós temos a responsabilidade de passar algo para o nosso povo: seriedade, transparência, de uma equipe dedicada, correta. Nós já vimos muitos times de futebol perderem e saírem aplaudidos, porque passaram algo”, disse.