Sem a participação do atual vice-campeão e com menos inscritos do que em 2020. Eis a ‘versão 2021’, mais enxuta e não menos competitiva da Copa Paulista promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A competição foi anunciada oficialmente nesta segunda (5) pela federação em seu site oficial. Foram divulgados os grupos e o novo regulamento. A estreia está agendada para o dia 14 de setembro.
A Copa Paulista será disputada por apenas 17 clubes – três a menos do que em 2020. Atual vice-campeão, o Marília desistiu da competição por falta de patrocínio. O foco do clube neste semestre é o Paulista Sub-20.
Já a campeã Portuguesa de Desportos é uma das oito equipes remanescentes de 2020 a exemplo de Atibaia, Comercial, Juventus, Primavera, São Bernardo FC, Velo Clube e XV de Piracicaba.
Além do Marília, também abriram mão da disputa da Copa Paulista neste ano outros sete clubes: Água Santa, Audax de Osasco, Ferroviária, Guarani, Internacional de Limeira, Nacional e Ponte Preta.
REGULAMENTO
Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno e returno. No grupo 4, que tem cinco times, um sempre folga a cada rodada. Passam para a segunda fase apenas os oito melhores das 17 equipes.
A definição do ‘Top 8’ será por classificação geral. Ou seja, um grupo pode ter quatro classificados e o outro, nenhum. A disputa na 2ª fase será em jogos de ida e volta. Se precisar, a vaga às semifinais será definida nos pênaltis.
A regra também vale para a disputa da vaga na decisão – cuja partida de volta está agendada para 16 de dezembro. A exemplo de 2020, o campeão pode escolher entre disputar o Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil. O vice fica com a outra opção.
OS GRUPOS DA COPA PAULISTA 2021
GRUPO 1
Botafogo, Comercial, Velo Clube e Votuporanguense
GRUPO 2
Noroeste, Rio Claro, São Bento e XV de Piracicaba
GRUPO 3
EC São Bernardo, Primavera, Santos, São Bernardo FC
GRUPO 41
Atibaia, Juventus, Portuguesa, São Caetano, Taubaté