Esportes

Suiça vence Camarões na abertura de jogos do grupo com Brasil

Suíços comemoram gol contra Camarões – Fifa Plus
Suíços comemoram gol contra Camarões – Fifa Plus

Camarões jogou melhor, mas não conseguiu marcar no primeiro tempo e viu uma segunda etapa com uma equipe da Suíça mais determinada e que ao final conquistou uma importante vitória na primeira partida pela Copa do Catar 2022. O resultado deixou os suíços provisoriamente como líderes no grupo que tem ainda o Brasil e a Sérvia.

O resultado anima os suíços para avançar pela sexta vez a uma fase de mata-mata na COpa. A equipe conseguiu avançar quatro vezes em suas cinco últimas participações. Para Camarões foi a oitava derrota consecutiva em Mundiais – o time está sem vencer na competição desde 2022.

Embalado pelo recém-naturalizado Bryan Mbeumo, que fez a sua estreia pelo país em setembro, Camarões levou mais perigo em lances individuais e teve pelo menos grandes chances para abrir o placar no primeiro tempo. Primeiro com Toko Ekambi, depois com Mbeumo e, por fim, com Martin Hongla. A Suíça conseguiu chegar somente no fim, em cabeçada de Manuel Akanji para fora após escanteio.

Logo na volta do intervalo, os suíços mostraram melhor movimentação e troca de lances por todos os lados até que Embolo – nascido em Camarões – inaugurou o marcador. O jogo ficou mais aberta, com ataques dos dois lados.

Embolo é o segundo jogador a balançar as redes contra o seu país de nascimento em toda a história da Copa do Mundo FIFA. O atacante de 25 anos do Monaco optou por não comemorar. O primeiro atleta a marcar contra a sua terra natal foi o alemão Alfred Bickel pela Suíça em 1938.