Asa Branca, o mais famoso locutor de rodeios do país vai ter que enfrentar mais uma batalha pela vida: ele foi diagnosticado com um câncer na boca, que descobriu com suspeita de que fosse um fungo.
Asa Branca acumula tanto histórias de sucesso quanto de problemas com a saúde. Portador do vírus HIV, ele sobreviveu a uma criptococose, a chamada doença do pombo, que já exigiu seis operações e o implante de duas válvulas na cabeça, em 2013.
Uma cirurgia seguida de quimioterapia está entre as opções para tratamento, que deve forçar a mudança do locutor para a capital. Atualmente Asa Branca vive com a esposa, Sandra, em Lourdes, no interior do estado.
Asa Branca teve o auge da carreira nos anos 90, quando faturava até R$ 300 mil por mês e era presença nos principais rodeios e festas de peão do país. Inspirou muitos locutores.
Participou nas novelas Mulheres de Areia (1993) e O Rei do Gado (1996), da Globo e quando descobriu a criptococose foi internado em São Paulo por três meses. Chegou a pesar apenas 50 quilos.
A partir de 2015 retomou a carreira e participa em festas em diferentes cidades do Estado e em 2016 lançou novo CD em que mescla narrações com sucessos sertanejos. Em mensagem após a notícia sobre nova doença, divulgou mensagem otimista: “vou vencer mais esta guerra”, disse à revista Veja.