Momentos de emoção, comemoração e muitos agradecimentos marcaram a entrega dos prêmios de profissional do ano da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília na noite desta sexta-feira.
A arquiteta Ana Beatriz de Paula Menin, o agrônomo Osmar Reis e o engenheiro elétrico Moyses Dalan foram os homenageados do ano em uma cerimônia com participação de profissionais, autoridades e convidados muito especiais.
A premiação acontece em um momento especial para a entidade e as categorias em Marília. O presidente da associação, o engenheiro Edson Navarro, está afastado para exercer a função de presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Até lá, a vice-presidente, engenheira Cláudia Sornas, comanda a associação.
Cláudia Sornas lembrou na abertura da premiação a importância das três profissões no planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade para progresso.
Edson Navarro lembrou as dificuldades de promover a modernização no Crea, devido ao tamanho e abrangência do conselho, mas destacou trabalho realizado na valorização da profissão, das associações e dos profissionais.
Ana Beatriz Menin, foi a primeira premiada. Em seu discurso, lembrou início da carreira, a formação em São Paulo e o desafio de trocar bons projetos de trabalho na capital por um escritório pessoal em Marília.
“Deus me mostrou que meu caminho seria o escritório e desde então tenho atuado por orientação e proteção Dele, sempre. Agradeço por todas as conquistas, agradeço pelo prêmio apesar de ser uma profissional tão jovem, agradeço aos meus familiares e todos os profissionais.”
Beatriz é filha do engenheiro Gustavo Lorenzetti Menin, diretor da construtora que leva o nome da família, que já recebeu o prêmio como Engenheiro. Gustavo disse que o momento é muito especial. Elogiou a dedicação e compromisso de Beatriz com a profissão, lembrou que ela já desenvolve projetos importantes em empreendimentos da Menin mas segue também com um escritório pessoal de sucesso.
Moysés Dalan, que além de profissional bem sucedido é ex-presidente da associação, disse que é uma “felicidade imensa” receber o prêmio, que é concedido por votação dos profissionais. “Marília está muito bem servida por profissionais. Não devemos nada a grandes cidades e capitais.”
Osmar Reis, agrônomo formado em 1984, disse que o prêmio é uma honra muito grande, agradeceu aos colegas e fez lembranças especiais à família – “é uma profissão que provoca muitos momentos de ausência” – e disse que desde a faculdade ouve que a função de agrônomo é a profissão do futuro.
“É assim mesmo. Agrônomo tem um grande privilégio. Trabalha no agronegócio em praticamente todas as áreas, do início da produção até chegar aqui para a gente comer. Eu recomendaria fazer agronomia.”
A noite teve ainda uma homenagem da diretoria da AEA para Edson Navarro, que recebeu placa de comemoração pela sua atuação no Crea e uma manifestação do presidente da Câmara, Wilson Damasceno, que representou o legislativo na cerimônia.
Veja galeria de fotos