A primeira Festa da Costela no fogo de Chão promovida pela Apae de Marília foi um enorme sucesso em público, sabor e integração social. A festa lotou todo o espaço e os convites esgotados deixaram muita gente do lado de fora. Lá dentro, trabalho voluntário permitiu um dia de reunião de famílias, amigos e entidades de atuação social na cidade, além de autoridades e convidados especiais.
A festa reuniu uma série de atrações: boa comida com fartura, brinde diferenciado com o prato oficial do evento e a possibilidade de colaborar com uma instituição que presta atendimento diferenciado em toda a região.
O evento atraiu apoio de grandes empresas da cidade, trouxe para Marília uma equipe de Assis que há dez anos trabalha em festas semelhantes em diferentes cidades, sempre com um time único organizado pelo voluntário Elizeu Mazo, tesoureiro da Apae de Assis, que deve receber uma doação de Marília em contrapartida.
Um ônibus cheio de amigos para o trabalho de montar a estrutura e preparar toda a carne chegou a Marília no sábado. A montagem envolve estruturas para todos os espetos com costelas inteiras, brasa no chão, sistemas de proteção além de todo o trabalho de cortar e servir.
Além de diferentes personalidades e convidados, o evento reuniu encontros paralelos, como o do Rotary 4 de Abril, que aproveitou o evento para entregar lembranças a todas as mães ligadas ao clube. A instituição projeta levar para a festa todos os sócios, com uma rara reunião 100% de presença, mas três furaram e impediram um marco na história do clube.
Quatro barracas para venda de bebidas, ações especiais de patrocinadores e muita organização para coletar lixo, latas e ainda aproveitar recicláveis fizeram da festa um encontro diferenciado, que deixa boa experiência e uma expectativa para a próxima.
A Apae faz no dia 13 de junho sua tradicional festa junina. Além disso, anualmente a entidade promove a tradicional Feira da Bondade.