Gira Comigo

Artefacto abre mostra em SP com projeto de Roberto Cimino e Nelson Amorim

Artefacto abre mostra em SP com projeto de Roberto Cimino e Nelson Amorim

Um dos mais concorridos eventos de design, arquitetura, móveis e decoração em São Paulo foi aberto neste domingo com 15 projetos exclusivos assinados por grandes nomes do setor e apresenta um espaço diferenciado, que o público vai conhecer logo nos primeiros ambientes, assinado por Roberto Cimino e Nelson Amorim, dois profissionais que são referência no setor e respondem por um dos mais criativos e reconhecidos escritórios do setor com sede em Marília.

Cimino e Amorim desenvolveram o projeto de uma suíte fashion, inspirado e desenhado para Malu Cimino, estilista e filha do designer, que acompanhou com ele a abertura do evento.

“A gente foi convocado para fazer um espaço que linkasse moda, design e arquitetura, que são temas muito afins, se comunicam muito bem. E esse link foi muito bem feito, porque acima de tudo a gente foi estimulado pelo fato de termos minha filha escolhida, não por mim, mas pelo Paulo Bacchi (CEO da Artefacto), como estilista homenageada. E tentamos traduzir um lugar para ela”, disse Cimino em entrevista ao Giro Marília na abertura da mostra, realizada na loja Artefacto da avenida Brasil, nos Jardins em São Paulo.

O resultado é um espaço que impressiona pela harmonização de detalhes, oferece uma suíte com dormitório reservado e pelo menos mais três ambientes anexos – incluindo uma área de trabalho – e uma varanda com paisagismo e mobiliário em madeira.

Livros, objetos de arte, pedras, material pessoal de Cimino, Amorim e Malu, além das obras de Júlio Villani e Alisson de Sando, um dos mais destacados nomes da nova fase de artes plásticas da cidade. As obras incluem aquarelas do próprio Cimino e projetos do consagrado artista plástico Júlio Villani, um mariliense com exposições em diferentes pontos do mundo, integram a decoração do espaço. Aliás, Marília é presença constante nos detalhes do projeto.


“É uma coisa de praxe do nosso trabalho, a gente traz conosco os artistas que a gente curte. E não é por acaso que são marilienses – o Júlio Villani, o Marlon, o Alison agora, o meu trabalho em arte plástica-. São pessoas queridas marilienses que tem um valor incrível que a gente quer levar com a gente.”

A suíte desenvolvida para a Artefacto acompanha lançamento de uma nova coleção de moda criada por Malu e as cores das roupas e do ambiente mostram uma impressionante combinação, a ponto de um vídeo da nova coleção ser apresentado de forma permanente na exposição e transforma o telão em parte da decoração.

Apesar de todo o alto padrão e estilo de exposição, o resultado é um projeto muito aconchegante e funcional, que além do espaço profissional oferece móveis para descanso ou leitura, sofás, uma prateleira com prancha de 5m de extensão de madeira especial maciça, uma peça africana única.

“A gente não queria perder a questão do uso, da informalidade, da funcionalidade e claro que dá estética, mas uma coisa habitável. A ideia era criar um espaço que tivesse todas as características estéticas e que fosse ‘usável’”, explica Cimino.

O grupo Artefacto é uma grife em design, moda e arquitetura de ambientes. Reconhecido pelo alto padrão, que combina design elegante com peças desenvolvidas também para serem funcionais, com conforto e durabilidade.

Além de Cimino e Amorim, a mostra 2017 tem projetos assinados por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, Andrezza Alencar, Carolina Hirt, Cida Portes, Detinha Nascimento e Roberto Riscala, Elaine Kalil e Maurício Ferre, Gilberto Elkis, Ivã Guimarães, Karina Afonso, Marco do Carmo e Alberto Lahos, Paula Gambier, Selma Tammaro e Ricardo Pessuto, Silvia Bitelli e Suzana Schermann.

Cada espaço é inspirado ou criado para atender ou homenagear alguma personalidade. Além de Malu Cimino, estão entre os homenageados o estilista Amir Slama, a empresária Camila Iódice, coordenadora da grife Iódice Denin e a empresária de moda Riccy Souza Aranha.