Seu churrasco de final de semana nunca mais vai ser o mesmo. Um curso neste final de semana reuniu chefs de sucesso e convidados de outras cidades e estados para lançar programa de eventos que vai oferecer aulas, técnicas, almoços e encontros especiais para novas formas de produzir, consumir e organizar churrascos.
O curso é a primeira de muitas atividades. Em fevereiro deve ocorrer o segundo com um “open”, que vai ensinar a assar e permitir que consumidores apareçam só para comer.
Após toda a organização, a montagem e trabalho de assar envolveu quase 36 horas de trabalho ininterrupto entre sexta-feira e o sábado para montar estrutura de orientações sobre o famoso churrasco de fogo de chão.
A orientação envolve técnicas para aproveitar o vento, como preparar a lenha e diferentes formas de assar carnes, legumes e até frutas para acompanhamento, como preparar facas e acessórios, temperar, usar lenha especial para defumar e outros detalhes.
O curso é a primeira ação do projeto BBQLifeBR em Marília, com iniciativa dos chefs Henrique Brandão, responsável pela Risotteria Bella Cucina, e Maxwell Di Manno, que dirige o buffet Di Manno na cidade. Os dois participaram curso e encontros sobre o tema, perceberam que há muito a aprender e ensinar e decidiram criar o projeto na cidade.
“Agora vamos para onde for possível levar o curso e as atividades. A ideia é promover quantos eventos forem possíveis no próximo ano, muita degustação, cultura de novo modelo de consumo e produção do churrasco”, diz Brandão.
Di Manno, que já participou de um curso no nordeste, disse que os cursos e atividades criam círculos de relacionamento em torno da produção, com uma rede de promoção do churrasco. “Viramos uma família. Estive em outubro em Campina Grande. Em fevereiro ou março estaremos de volta. Vamos defumar o mundo.”
Neste final de semana eles ensinaram diferentes técnicas, pontos de assados, formas de preparar carnes em peças ou mesmo inteiros, como frangos ou leitoas. Para isso, montaram em uma chácara pelo menos cinco modelos de equipamentos que podem caber em qualquer quintal.
O curso montou uma defumadora – que assa a carne pelo calor da fumaça e pode ser acompanhada por aromas e sabores especiais -; um tonel para assar no bafo; a parrilha, que usa brasas e carvão com greha em “V”; uma grelha direta sobre fogo e um “varal” que permite estender peça spara assar ou defumar de acordo com a altura e proximidade do fogo.
Além dos dois chefs, o evento reuniu outros especialistas, como Paula Diniz, que assina o cardápio do Chaplin, e ensinou produção de pães especiais para acompanhar carnes, além de alguns molhos.
O chef Carlos Honorato, de Campina Grande (PB), produziu alguns assados e deve se envolver em novas ações com o grupo, com um circuito de cursos e ações no nordeste, o BBQ Sertões, que vai levar os chefs de Marília para produzir e discutir preparo em diferentes cidades.
“Queremos levar o BBQ Sertões para O São João de Campina Grande, a maior festa de São João, com 30 dias de atividades em cursos, produção de carnes, orientação”, explicou Honorato.
Veja galeria de fotos