A Chácara o Circo promoveu na noite desta quinta-feira em Marília o “Torresmo à Milanesa”, evento de lançamento oficial da programação de carnaval do grupo e apresentação do patrono para o ano. O evento teve atrações extras: a indicação do novo presidente da chácara – Washington Tanuri – e uma convocação de foliões de todas as idades para o desfile da Bagunça do Circo, que percorre as ruas do centro no dia 30, sábado.
O patrono homenageado será Wilson Rocha, despachante e um tradicional integrante do grupo, com quase 30 anos de atuação na chácara, criada em 1969. Wilson disse que espera um ano de muitas alegrias e participação intensa do Circo na vida da cidade. Ele é o primeiro patrono eleito pelo voto aberto dos integrantes do grupo. Este formato de eleição deve ser adotado para os próximos anos.
Washington Tanuri, o Tinho, lembrou a importância do Circo em projetos sociais e culturais da cidade. Disse que participar do grupo deu a ele uma nova visão sobre o trabalho feito. Tinho está no Circo há 16 anos e afirmou que seu mandato como presidente – dois anos – terá novidades. “Temos alguns projetos, algumas ideias e o apoio da diretoria que sai e de todos os integrantes”, disse.
O encontro de lançamento da programação de carnaval mais uma vez aconteceu no Chaplin Gastronomia, parceiro tradicional do evento e da chácara. O dirigente do gastrobar, Paulo Diniz, destacou a importância da chácara para a cidade. “O Circo tem 45 anos, o Chaplin 35, então fizeram uma longa história juntos. E o Circo transforma estas festas, transforma sua atuação em eventos de atendimento social, em ações culturais, em benefício para diferentes parcelas da comunidade.”
A chácara reúne profissionais liberais, empresários, servidores públicos, trabalhadores de diferentes segmentos e idades. Mantém programa d renovação sem perder participantes antigos, que fizeram história com a chácara. O empresário Dorival Gonçalves, proprietário da Dorimar Móveis, é um destes integrantes, esteve no torresmo, vai desfilar na rua e vai ao baile da Bagunça, dia 5 de fevereiro, no Golden Palace.
“O Circo resgatou uma tradição antiga que estava perdida em Marília, que é o carnaval de rua, marchas de salão, que estavam esquecidos. E talvez este seja o grande sucesso do carnaval do Circo. É uma referência não só na festa mas em diferentes áreas da cidade. Começou como chácara de futebol e cresceu, ajudou entidades, fez eventos, trouxe o baile. Graças a Deus o Circo fez tudo isso e eu pude participar desta história”, diz o empresário que há 30 anos participa do grupo.
Outro veterano, o arquiteto Laerte Rojo Rosseto lembrou o nascimento do desfile e depois do baile como um momento de irreverência de cinco integrantes que decidiram resgatar carnaval quando a festa perdia força e os bailes na cidade, na década de 90. A proposta cresceu. “Hoje não é do Circo, é de Marília.”
A participação no desfile é gratuita. A concentração começa às 9h na rua 9 de Julho, ao lado do camelódromo. A chácara convida população a participar com fantasias. Os “palhaços” do circo estão tradicionalmente vestidos de mulheres ou fantasiados.
O baile do dia 5 de fevereiro, no Golden Palace, também terá salão cheio de fantasias. Os ingressos para o baile podem ser obtidos na sede da Acim, na rua 24 de Dezembro, na loja Viver Cozinhas e Ambientes (av Vicente Ferreira, 451, e na Dona Elisa, na rua dos Bancários 143. Ainda há mesas e a reserva pode ser feita pelo telefone 99733-2272