O Gacch (Grupo de Apoio À Criança com Câncer e Hemopatias) recebeui no início da tarde desta terça-feira nova sede e passa a oferecer em Marília estrutura modelo a pacientes e familiares. A obra é resultado da união de esforços e investimentos.
Com 13 anos de atuação, o grupo reúne 52 voluntárias, atende 180 pacientes de 62 cidades – Marília responde por 30% deste volume – com serviços de suporte em alimentação, repouso, medicação, acompanhamento psicológico e abrigo temporário no caso de tratamentos mais duradouros.
“É um dia histórico para o Gacch, dia histórico para Marília. O Grupo nasceu de uma necessidade: atender crianças e adolescentes que fazem tratamento e não tinham onde descansar, passar a noite ou receber acolhida do ponto de vista humanitário”, explicou a presidente da entidade, Doralice Marvule.
O Gacch passa a ocupar terreno cedido pela Santa Casa, importante centro de atendimento em oncologia. Segundo Dora, como a dirigente é conhecida, entre 75% e 80% dos pacientes são curados no atendimento infanto-juvenil.
leia também
– MCDia Feliz financia obra; edição 2015 vem aí
– Vice-provedor fala de novos projetos e gestão da Santa Casa
Parte dos recursos para obra foi arrecadada nas três últimas edições do McDia Feliz. O novo prédio recebeu ainda grande contribuição de recursos do projeto Tauste Social, mantido pela rede de supermercados Tauste, dona de quatro lojas (duas em Marília, uma Bauru e uma em Sorocaba).
Hoje o Gacch usa um prédio alugado no bairro Fragata. A nova sede oferece estrutura de pernoite com quatro suítes, espaço de cozinha para atendimento interno e espaço para cozinha industrial destinada a produzir alimentos para a venda.
Estrutura inclui quatro suítes para pernoites de famílias de pacientes da região
Tem ainda salas de atendimento e convivência, lavanderia e espaço para bazar permanente com acesso independente da casa. A venda de alimentos e artesanato ajuda a financiar o atendimento da casa. Toda a estrutura atende normas de acessibilidade. Nos próximos dias o Gacch faz a mudança e instalação de todo mobiliário e estruturas de atendimento. O atendimento deve começar em até 30 dias.
leia também
– Rangel Pietraroia e um desafio: construir dentro do orçamento
– Secretaria capacita voluntários para buscar recursos públicos
“A nova sede representa mais qualidade de atendimento, maior quantidade de atendimento, mais estrutura de suporte ao trabalho. E é prova de que ao longo dos 13 anos de atividade o grupo mostrou eficiência e eficácia do trabalho voluntário, reconhecido com todo apoio criado em volta deste objetivo”, destacou Angélica Bonilha, uma das voluntárias e dirigente da entidade.
SANTA CASA
O trabalho do Grupo está muito ligado à Santa Casa, que oferece atendimento de alta tecnologia em oncologia para pacientes de toda a região. O Gacch recebe e dá suporte a muitos destes pacientes. A importância da união resultou na cessão do espaço para a construção da nova sede.
“Quero fazer agradecimento pessoal, de coração, de amor, ao trabalho da Dora Marvule, ao trabalho de todas as voluntárias. Saibam que enquanto eu estiver na Santa Casa não haverá o impossível. E tenho certeza que aqueles que virão depois terão a mesma percepção, o mesmo carinho por um trabalho tão importante”, disse o provedor do hospital, Milton Tédde.
O dirigente agradeceu ainda à toda diretoria e conselhos do hospital, à prefeituras e à população por responder a todos os chamados, comprar lanches, camisetas e apoiar permanentemente o atendimento e a Santa Casa.
Alê Custódio – Giro Marília
Placas de inauguração lembram parcerias e modelo de atendimento envolvidos no projeto
TAUSTE SOCIAL
O diretor do Tauste Social, Guilherme Cunha, disse que o Gacch já é parceiro de muito tempo e foi um caminho natural participar na construção da nova sede. Destacou a o atendimento especialmente para o público da região. “A importância desta casa é dar maior estrutura ao trabalhado dos diretores, funcionários e voluntários. representa mais qualidade, mais espaço, mais atendimento mesmo. è o que o Gacch precisa para um salto de evolução.”
Para Cunha, o Gacch exerce uma importante função como elo entre o atendimento médico técnico e o paciente, com um serviço que se estende para os familiares, que dependem de muito apoio durante todo o tratamento.
“A verdadeira obra começa agora, é o atendimento diário, o acolhimento que é oferecido não só aos pacientes, mas especialmente às famílias”, explicou.
PREFEITURA
O prefeito Vinícius Camarinha destacou a importância dos voluntários e do envolvimento popular com os programas sociais. “Esta casa é uma referência em atendimento por conta do envolvimento da comunidade.”
Vinícius Camarinha anunciou ainda que a verba mensal usada para pagamento do aluguel do atual prédio será revertida em financiamento para custeio dos serviços. “Construir não é o mais difícil. Difícil é o custeio, manter o atendimento com mesmo padrão todos os dias. Então vamos manter este apoio para o custeio.”