Gira Comigo

Homenagem a Francisco Agostinho emociona e quebra protocolo na Câmara

Homenagem a Francisco Agostinho emociona e quebra protocolo na Câmara

Homens mulheres e crianças, em diferentes idades e níveis sociais, viveram momentos de muita emoção, reconhecimento e gratidão na noite desta sexta-feira durante sessão solene da Câmara de Marília para homenagem ao pediatra Francisco de Agostinho Júnior, coordenador do projeto Amor de Criança.

Dr Agostinho, Chico, Francisco, conhecido pelo público com os diferentes nomes a partir das diferentes relações que estabeleceu com cada um, recebeu a medalha do mérito cívico Marília de Dirceu, a maior honraria do Legislativo a cidadãos marilienses.

E em um impactante discurso de agradecimento, convidou todos a um exercício de imaginação para o que seria o discurso de uma das 230 crianças com paralisa cerebral que atende.

E seria um apelo para que cada um reconhecesse o ser humano em cada criança daquela e para que as autoridades mostrassem carinho, preocupação, respeito.

Familiares, amigos, convidados, imprensa tiveram momentos de risos, aplausos e lágrimas.

O momento foi tão marcante que o presidente da Câmara, Marcos Santana Rezende, decidiu quebrar o protocolo.

Ao final do pronunciamento do médico deveria haver a tradicional manifestação oficial – que sempre é seguida por mensagens de todos os vereadores – e a execução do hino a Marília.

Mas não havia mais nada a ser dito, nada mais importante. O vereador protagonizou um dos raríssimos momentos em que autoridades são mais humanas que políticas e deixou um exemplo histórico.

“Dr, temos aqui um protocolo a seguir, mas meu desejo nesse momento é encerrar a sessão agora….Com a vênia de todos os senhores vereadores, declaro encerrada a sessão.”

O médico esteve o tempo todo acompanhado pela esposa, Marcela de Agostinho. A família levou alegria especial ao plenário com os netos de Francisco Agostinho – Laura (seis anos), Benjamin (dez meses), Helena (quatro anos) e Oliva (um ano).

Os filhos do homenageado – Raquel com o marido Jean, Renato com Ariana, Luísa, Gabriel e Francine, que chegou de viagem para a solenidade com o marido Thiago – prestigiaram a solenidade

O juiz aposentado Eclair Ferraz Bendeditti e a esposa, Enila, também marcaram presença.

– O empresário João Carlos Seiscento, diretor da empresa de transporte Guerino Seiscento, foi um dos primeiros a chegar. É amigo do médico há 30 anos.

“Dr Francisco cuidou da minha filha em um momento muito difícil para nós. Éramos bem mais novos, era minha primeira filha. Ele foi aquele médico que cuida da família toda, que atende às 2h da manhã com todo carinho”, disse o empresário

– A vereadora Daniela D´Avila Alves, autora do projeto de homenagem, lembrou em seu discurso uma manifestação do papa João Paulo 2 sobre a necessidade de santos na terra, santos de calça jeans e tênis. “Dr Francisco é um destes santos, destes anjos”.

– Um vídeo com depoimentos de mães de pacientes, da equipe técnica do Amor de Criança e dirigentes do projeto, como a superintendente do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis, abriu os momentos de fortes emoções.

– O secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes, reprtesentou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, e em breve pronunciamento exaltou a importânmcia social e humana do projeto Amor de Criança e o trabalho do médico.

– Francisco Agostinho usou boa parte de seu pronunciamento para agradecer a todos os voluntários que garantem estrutura, carinho e atenção no atendimento do projeto

– Mães e seus filhos, pacientes do projeto, foram à tribuna cumprimentar o médico, com muitos aplausos

– Francisco Agostinho lembrou a internacionalização do projeto, que tem estudos científicos na Itália, Canadá, países da Ásia e outros pontos do mundo.

– Lembrou também o prêmio nacional do Ministério Público Federal, que recebeu em 2016 em Brasília ao lado do procurador da República, Jefferson Aparecido Dias; da pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, e de Márcia Mesquita Serva.

Confira na galeria mais imagens da solenidade