Homenagem para família Serva reconhece historia da Unimar; veja fotos

Uma solenidade para reconhecer 60 anos de trabalho em uma das mais importantes instituições de ensino do país e de valorizar o desempenho das novas gerações. 

Márcia Mesquita Serva Reis, Márcio Mesquita Serva, Fernanda Mesquita Serva e Regina Losasso Ottaiano Serva recebem homenagem na Câmara

Foi assim a entrega da medalha do Mérito Marília de Dirceu ao reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, e os títulos de Cidadãs Beneméritas à vice-reitora, Regina Losasso Ottaiano Serva; à reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e à presidente da Associação beneficente Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis.

Uma noite de solenidades que termninou com muita alegria e descontração em encontro no Quality Sun Valley para comemorar os 77 anos de vida do reitor.



A entrega das homenagens, no plenário da Câmara, lembrou o trabalho de todos os dirigentes na formação dos diferentes cursos, na implantação e evolução do hospital universitário, nos serviços comunitários e atendimento à coletividade.


“Quero agradecer aos senhores que representam, aos políticos que já passaram e foram apoiadores. Não existe uma cidade, uma democracia sem os políticos e nós vamos lutando na medida em cada um a seu tempo. Chegamos nesse momento de muita glória porque começamos lá de baixo, muito de baixo”, disse Márcio Mesquita Serva.



O reitor lembrou ‘a sorte’ de ter apoio de Romilda Serva, sua mãe, e Filomena Losasso, mãe da vice-reitora Regina, e a “felicidade de ter um princípio com nossos pais”. 
Vereadores entregam Medalha Marília de Dirceu ao reitor e título de Cidadã Benemérita à vice-reitora da Unimar

Também ressaltou suas orientações às filhas, que hoje formam a nova geração de dirigentes enquanto reforçam seus currículos com formação e especialização acadêmica.



“Tem que estudar, tem que trabalhar e tem que respeitar. Não importa a quem. Comece respeitando os inimigos, que esses trarão a doutrina para que vocês vençam.”



Márcio Serva destacou ainda que a Unimar vem promovendo uma luta pela evolução dos serviços de oncologia na cidade.



“E não fazemos para concorrer com ninguém. Temos uma faculdade de medicina e dar um exemplo a todos os que estão criando faculdades de medicina, sem hospital, sem estrutura, sem nada. “



Destacou que o objetivo da Unimar é somar com o Hospital das Clínicas e Santa Casa e desenvolver na Unimar uma faculdade de medicina e junto com os hospitais desde a residência, à formação como especialistas, pós-graduados, referências no setor.



“Essa homenagem hoje que nós quatro recebemos, cada um que esteve aqui passou pela escola, deu seu sangue naquela escola. Não vou citar nomes, mas todos passaram por lá, inclusive autoridades que colaboram com a escola, acredito que não existe em Marília que não tenha passado pela Unimar. “



Regina Serva destacou os desafios da implantação dos cursos, a dedicação das filhas na preparação pessoal e nos grandes compromissos que assumiram e deu uma mensagem a todas as alunas da Unimar com uma orientação que recebeu em casa. “Estude, a única coisa que você leva com você para sempre é o conhecimento.”



“Essa homenagem não é minha. É dos 800 funcionários, sem essas pessoas nada seria possível. Médicos que estão lá desde o início, pessoal do atendimento, uma equipe dedicada, carinhosa. Essa homenagem eu recebo em nome de todos eles”, disse Márcia Mesquita Serva.

A diretora lembrou ainda os projetos de ampliação do hospital e da prestação de serviços que vão muito além de Marília e beneficiam também moradores em cidades vizinhas.



Para Fernanda Mesquita Serva, é uma homenagem para todos os colaboradores da Unimar, todos os professores, os acadêmicos, parceiros. “e também em especial do meu pai, minha mãe, sem eles nada seria possível”.



Lembrou que foi um ano de muita glória para a universidade, que teve notas máximas do MEC, muitas estrelas para os cursos no Guia do Estudante, reconhecimento no ranking Folha de Universidade. Foi um ano também em que a pró-reitora se tornou mãe de gêmeos, um desafio extra. “Foi um ano de muitas conquistas.”



O prefeito Daniel Alonso disse que a família Serva desperta sentimentos de respeito e admiração como pessoas que inspiram. “Márcio Mesquita Serva teve a visão de investir em educação em um momento em que o país era muito mais carente no setor que hoje. Também teve na esposa, Regina, uma mulher que literalmente caminha ao lado. Uma mulher que edificou sua família”.



O presidente da Câmara, Wilson Damasceno, disse que as homenagens são a materialização do agradecimento de toda a cidade por tudo o que a família Serva fez, faz e fará pela cidade. “Uma feliz iniciativa. É uma noite memorável, uma homenagem merecida a pessoas empreendedoras e preocupadas com a população, que elevam o nome de Marília.”



A vereadora Daniela D’Ávila Alves falou em nome de todos os autores dos requerimentos, destacou o currículo do reitor e das homenageadas e a importância da Unimar para a comunidade.

Confiora na galeria de fotos a homenagem e a comemoração