Gira Comigo

Judô oferece esporte e cidadania em entidade da zona sul

Judô oferece esporte e cidadania em entidade da zona sul

Um grupo de 30 crianças e adolescentes acordou cedo neste domingo para uma demonstração de disciplina, dedicação e esforço pessoal que fazem o sucesso de um importante projeto social na zona aul: judô em ação, um programa da Associação Cairbar Schutel em parceria com a Associação Kassada de Judô. 

Os alunos participaram de uma solenidade de troca de faixas e torneio com direito a medalhas e acompanhamento dos país. A desenvoltura no tatame é o lado mais visível de uma iniciativa de muito sucesso que já revelou uma vice-campeã paulista – Isabela Silva Isac, 10 anos – e vai muito além do esporte. 

“Pra gente estä sendo maravilhoso, a gebte vê uma mudança de comportamento das criancas, até o modo como eles se comportam para chegar. Eles tem um comportamenyo eacilar diferente, a postura diferente, até a compleiçao fisica é diferente, disse Maria Inês Rubira, vice-presidente da Cairbar Schutel. 

A casa tem 32 atletas no projeto, atende 70 no total com aulas de balé, futebol, informática e inglês. O balé clässico começou a pedido das meninas, levou a conhecimento de música e foi uma inovação em meio a um público tradicionalmente ficado em danças e músicas mais populares, como funk. 

O projeto do judô ten cinco anos em uma que casa existe há 22, instalada em uma região tradicionalmente ocupada por faixa renda e risco social no Jardim Santa Paula, na zona sul da cidade. 

Desde a fundação oferece projetos culturais e de esportes a uma comunidade com pouco acesso a estas atividades e raras oportunidadesbde desenvolvimento pessoal. 

“A gente vê que eles agarram todas as chances. Nós oferecemos a roupa, os professores viagens para competição, toda a formação, lanche. A gente espera que isso faça diferença para eles lá na frente. E a gente vê que a comunidade reconhece e participa.” 

A atuação atrai suporte de entidades e empresas como a On Click, Instituto de Hematologia, grupo amigos do Cairbar, Recanto O Circo, lojas maçônicas, Rotary clubes, Consórcio Comauto e Transportadora Floresta. 

O projeto encontrou na Associação Kassada o parceiro ideal. Com 30 anos de atuação e revelação de muitos talentos na modalidade, a entidade atua com promoção do esporte de forma integrada aí desenvolvimento pessoal. 

“Acho importante levar in loco o conceito, transmitir coisas boas, introduzir o esporte como atitude saudável. O judô é embasado em filosofia para dar ao indivíduo formaçåo para que ele seja útil e se sibta útil, para colaboração e crescimento pessoal e do grupo.”