Uma sessão solene na Câmara de Marília seguida por um encontro para familiares, amigos e convidados especiais homenageou na noite desta sexta-feira os 60 anos da Marilan, uma indústria que se confunde com a história da cidade, é líder nacional e exporta para 50 países.
A cerimônia também fez uma homenagem especial à família Garla, que fundou e comanda a empresa – hoje na segunda geração-. Os empresários José Geraldo Garla, José Rubis Garla e José Carlos Garla receberam os títulos de Cidadãos Marilienses.
“Para nós é uma emoção fazer parte deste sonho, iniciado pelos nossos pais, e que hoje está presente na vida de cada um dos marilienses. Estamos contentes por comemorar os 60 anos dessa grande empresa, com uma trajetória de muito amor, trabalho e dedicação que resultam numa história de sucesso”, comenta José Rubis Garla, atual presidente do Conselho de Administração da empresa.
José Rubis falou em nome dos três irmãos na cerimônia. Lembrou a influência do pai, Maximiliano Garla, falecido em 2013, que fundou a empresa e transferiu aos filhos, e da mãe, Iracema, 93 anos, que acompanhou a solenidade e também a celebração após o evento.
“Um dos pontos que eu gostaria de destacar é a integração da família. A coesão, que é muito forte. E isso é fruto de dezenas de reuniões, entender que as divergências existem e sempre vão existir, mas que aprendemos a respeitar. E por isso somos um caso de destaque no país.”
O empresário lembrou ainda a preocupação constante com qualidade, uma meta que existe desde a fundação da fábrica. A entrega dos títulos foi uma iniciativa provocada pelos vereadores Cícero do Ceasa, Marcos Rezende e Wilson Damasceno, e aprovada por todos os parlamentares.
Rezende, que falou em nome da Câmara, lembrou o início precoce dos três irmãos, ainda adolescentes, no trabalho da fábrica. Também mostrou a participação dos irmãos em atividades comunitárias, conselhos e órgãos públicos e privados que ajudam o desenvolvimento da cidade, como a Adima (Associação das Indústrias Alimentícias de Marília), o Ciesp, a Acim e ações sociais como o projeto Procria, que atende crianças na comunidade São Judas Tadeu.
O prefeito Daniel Alonso também participou da solenidade e apontou história da empresa e dos irmãos como referência para o que a gestão pública deve fazer na cidade.
A Marilan é a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil e a primeira marca mais consumida. A empresa, que nasceu em 1957 em um modesto prédio na rua Liberdade, e teve seu nome escolhido pela comunidade em um concurso de rádio, expandiu e conquistou o gosto dos consumidores, tanto no Brasil, como no exterior.
É especialista em biscoitos, com uma linha de produtos composta por mais de cem itens que incluem ainda biscoitos salgados, doces, rosquinhas, recheados, wafers, biscoitos especiais e cookies.
Estudo realizado pela Kantar World Panel – que avalia a preferência das marcas pelos consumidores – mostrou que a Marilan é a 21ª marca mais escolhida pelos brasileiros entre todas as categorias de consumo, subindo cinco posições no ranking em relação ao ano passado.
O estudo também apontou que os produtos Marilan estão presentes em mais de 70% dos lares, ou seja, sete em dez lares no Brasil têm produtos Marilan. Além disso, a frequência de compra da marca também aumentou.
Inovadora, a Marilan traz lançamentos recorrentes, diversificando sempre seu portfólio para atender aos diversos gostos dos consumidores. Todos os produtos são pensados e desenvolvidos no laboratório de Qualidade e Desenvolvimento da empresa, localizado em Marília.
Atualmente, a Marilan possui 21 linhas de fabricação distribuídas em 53 mil m² de área construída. O parque fabril, com capacidade produtiva de aproximadamente 220 mil toneladas por ano, utiliza processos modernos e equipamentos automatizados. São cerca de 1 milhão e 200 mil pacotes ou 80 milhões de unidades de biscoitos fabricados por dia.
A fábrica funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A Marilan emprega hoje mais de 3.300 colaboradores, gerando empregos na cidade e região.
A empresa passou por importantes expansões. Em 2015, ampliou a área fabril em 15 mil m2, com aumento de 40% da capacidade produtiva.
HISTÓRIA
Em 1957, inicia-se a trajetória de sucesso traçada pelo casal Maximiliano e Iracema Garla, que decidiu levar para a casa das pessoas produtos com qualidade e cuidado especial.
Como na década de 1950 o rádio reinava como o principal veículo de comunicação, o casal Garla promoveu um concurso para escolher o nome da nova fábrica. E assim, o nome Marilan foi batizado pela comunidade local – a fundação oficial da Marilan ocorreu no dia 31 de março de 1957.
No início, algumas embalagens vinham descritas como ‘Biscoutos’. Pode parecer errado, mas naquele tempo era apenas uma variação da palavra ‘biscoitos’ – encontrada também na primeira logomarca da companhia.
Na década de 1970, as vendas se expandiram rapidamente. Pensando no futuro, a família Garla decidiu investir em novas instalações e equipamentos modernos. Em 1976, foi inaugurado o novo parque industrial, onde a empresa está instalada até hoje.