Gira Comigo

Marília tem Masterchef e facas artesanais em curso de churrasco e negócios

Marília tem Masterchef e facas artesanais em curso de churrasco e negócios

Um curso para orientar cozinheiros profissionais e de final de semana, reuniu especialistas em churrasco, carnes de primeira linha e contou com a participação especial da ‘masterchef’ Fadia Cheiato em Marília no final de semana.

Foi a segunda edição de um curso promovido por dois chefs da cidade: Maxwell Di Manno, do buffet que leva seu sobrenome, e Henrique Brandão, da risoteria Bella Cucina.

Além deles e da ‘masterchef’, Cadu Galluccio, um especialista em defumados com visibilidade internacional, esteve na cidade para mostrar técnicas, resultados e sabores surpreendentes. E terminou com uma roda de conversa que envolve dicas sobre negócios, gestão do trabalho e organização dos futuros churrasqueiros.

Pouco mais de 30 pessoas participaram – com vagas esgotadas – para aprender técnicas de assados, fogo de chão, parrilha, defumação, molhos, temperos, cortes, equipamentos e produtos de suporte.

“É uma evolução em relação ao primeiro curso pela presença de especialistas que hoje são grandes amigos, uma família mesmo. É um curso que estou levando a diferentes pontos do país, que atrai cada vez mais candidatos, que esgota vagas muitos dias antes”, explica Di Manno.

As ‘aulas’ envolvem preparação, cuidados com fogo, cortes, técnicas e dicas de negócios para quem está começando ou quer aprimorar o negócio.

Um ‘spaghetti’ de costela, que desfia mesmo em um garfo plástico de festa, ou laranjas assadas no fogo de chão que ficam com  cheiro de ‘bolo da avó’, foram algumas das novidades de sucesso.

“São técnicas para profissionais, com alguns equipamentos mais caros que podem chegar a R$ 30 mil, mas também com dicas para quem quer fazer um churrasco de final de semana em casa, para quem tem espaço para alguns equipamentos menores, e com profissionais que podem ensinar muito”, explicou Henrique Brandão.

Cadu Galluccio foi um deles. Já foi chef de casas famosas, serviu refeições para até 7.000 pessoas em eventos, teve restaurante próprio até ganhar o mundo dos churrascos.
“Quando a gente fala de defumação, fala de um processo que chama low e slow, baixo e lento, quando querem ter umidade maior. A carne fica extremamente macia, mantém suculência. Muda bem a brincadeira.”

Coleciona seguidores em redes sociais, tem patrocínio de marca internacionais, tem o nome em linhas de produtos, bonés, camisetas e corre o país com os cursos. E atrai muito mais que profissionais.

“Informação tem que ser para todos. Apesar de a grande massa que procura a gente são profissionais, tem muita gente que sabe o básico. E esses caras saem com a mesma cabeça dos mais formados. Tudo que a gente faz qualquer pessoa sai fazendo igual.”

Fadia Cheiato, que participou do Masterchef Professionals – ficou em quinto lugar – e hoje tem um restaurante em Americana comandou um ‘varal’ de assados em fogo de chão.
“Me formei em 2008, faz um tempo que trabalho com isso e vejo que a profissão é valorizada cada dia mais, o pessoal tá querendo entender, saber como funciona e isso é muito bom para a gente que leva como profissão, com muito amor, muito carinho.”

Fez sucesso com cortes de frango e até uma abóbora assada em um dia de degustação que oferecia picanha, costela e os principais cortes nobres de carnes.

“A gente tem que tirar o preconceito que tem contra algumas carnes. O pessoal desconsidera alguns cortes. Não existe nada de segunda se você souber trabalhar com o produto.”

O curso teve ainda uma atração muito especial: Rob Vulcan, um engenheiro que trocou multinacionais por uma paixão de tradição da família com a produção de facas artesanais.

Rob transforma limas em facas com formas, tamanhos, cabos e outros detalhes personalizados. O público aprende a moldar e temperar o metal e até participa no trabalho pesado na bigorna.

“Foi uma opção de vida pelo trabalho, pela família, por um modo mais simples mesmo. E as pessoas se envolvem muito, felizmente.”

Confira na galeria de fotos quem passou pelo evento