Um jantar de casa cheia, com quase 60 pessoas, apresentou na noite desta quinta=-feira a homenagem do Rotary 4 de Abril às mulheres e um encontro especial para divulgar intercâmbio promovido com apoio do clube, que só neste ano deve levar pelo menos seis jovens ao exterior.
A homenagem contou com mensagens especiais do clube, do governador indicado para o distrito 4510, Wilson Hinoburo Yamashiro, e entrega de certificado a quatro mulheres destaques da cidade: a presidente da Casa da Amizade, Tania Mara Pereira; a coordenadora do programa de intercâmbio, Monalisa Salemme Marega; a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro Silva, e a esposa do futuro governador, Eiko Susuki Yamashiro.
O presidente do clube, o empresário João Carlos Affonso Ferreira, destacou que as quatro homenageadas são pessoas especiais e que foi uma grande alegria para o clube poder contar com todas no evento.
É realmente motivo de muita alegria. Sou presidente em um ano muito especial, de muitas atividades e de dados importantes, de projetos de impacto como o Escola Viola, que leva música e cultura a não para de crescer, de integração com a cidade, de muito sucesso nos programas de intercâmbio”, disse João Carlos.
Umas estudantes que já viajaram em intercâmbio, mostraram fotos e histórias de suas viagens à Alemanha, Itália e Londres. As viagens permitem intercâmbio de culturas e aproximação. Os estudantes passam a reconhecer e valorizar costumes de outros povos e tratam as pessoas que os abrigam como verdadeiras famílias, com irmãos, pais e tios de intercâmbio.
“Os intercambiários são verdadeiros embaixadores, que estarão representando o clube e a cidade em um programa que prevê a difusão cultural, de conhecimentos e a paz, conquista a uma pessoa por vez”, explicou João Carlos Mathias Sproesser, que coordena os intercâmbios no 4 de Abril.
Ele explica que a identificação pessoal de cada intercambiária com suas famílias no exterior é a prova da construção dessa paz no passo-a-passo, nos relacionamentos individuais.
Bárbara e Carolina, as duas estudantes, defenderam o programa como aprendizado para a vida que todos os estudantes deveriam ter. Há pelo menos quatro na expectativa: Marcel, que vai para Suécia, Lara (França), Júlia (Canadá) e Giovana (EUA). Está em Marília o húngaro Adam, que veio pelo projeto.
O Rotary oferece viagens de intercâmbio em duas modalidades: curta duração, por algumas semanas, e longa, por um ano. Um estudante de Marília vai ao exterior e um estrangeiro vem, geralmente do mesmo sexo e faixa etária.
ÁGUA
O empresário Antonio Caram, governador assistente do distrito, leu mensagem, do governador Vilcio Caetano de Lima e elogiou a homenagem às mulheres e destacou uma nova proposta do Rotary: envolver os rotarianos com prevenção e solução de problemas hídricos, seja por atuação na comunidade em campanhas de conscientização, seja com atuação e direta e em parcerias para recuperar rios, córregos e preservar mananciais.