O Rotary Clube Marília 4 de Abril fez nesta quinta-feira uma noite de homenagens, de convidados especiais, momentos diferenciados e reconhecimento ao trabalho na comunidade. O resultado foi um grande encontro, com presenças celebradas e a principal festa do clube na cidade.
O destaque foi a entrega da Menção 4 de Abril, a principal homenagem prestada pelo clube. Todos os anos quatro profissionais com atuação destacada em suas áreas e em trabalhos coletivos são escolhidos em um processo lento e cuidadoso, que valoriza ainda mais a escolha.
Os nomes são sugeridos por sócios e discutidos durante aproximadamente dois meses. Os mais votados recebem as homenagens – um certificado e uma estatueta da Menção 4 de Abril.
Neste ano, o empresário Cássio Luiz Pinto Júnior, advogado Marco s Martins da Costa Santos, o Padre Pio Milpacher e o empresário Romildo Raineri Júnior foram os homenageados. A entrega foi ainda mais especial por uma coincidência: em 1994, o médico Cássio Luiz Pinto e o empresário Romildo Raineri receberam na mesma noite a mesma menção. E 21 anos depois seus filhos foram os homnageados, uma situação que não teve qualquer planejamento.
“Agradeço a bondade de todos vocês. Vejo a lista de pessoas homenageadas pelo clube e vejo tantas pessoas que admiro, nas quais tento me espelhar, e fico muito feliz, muito honrado em receber a homenagem”, disse Cássio Luiz, administrador de empresas responsável pelo restaurante 515, atual secretário municipal de Desenvolvimento.
Marcos Martins, que recentemente recebeu também o título de Cidadão Mariliense, diz que a homenagem aumenta sua responsabilidade com a cidade. “É um desses presentes que engrandecem a vida. Meu pai uma vez me deu uma roda de calhambeque, desses antigos, que ele recuperou. E me deu uma mensagem: toda boa engrenagem precisa ser bem untada para funcionar. E eu vejo este clube, seu símbolo, e vejo que é uma roda untada pela qualidade dos homens que aqui atuam”, disse.
Padre Pior Milpacher, 92, que atuou em Marília entre 1978 e 1995 e foi responsável pela evolução do atendimento social da igreja em comunidades carentes na zona norte, agradeceu e desejou que ”vivam em paz, com trabalho honrado, que possam viver e amar e Deus ajude a todos”.
Romildo Raineri Júnior, administrador, ex-diretor comercial da Raineri Massas, professor e empresário, disse que não há palavras pra agradecer o reconhecimento. “Não é uma noite para falar muito. É uma noite para agradecer, encontrar bons, grandes e velhos amigos.Receber uma homenagem de uma entidade deste nível é um privilégio.”
PAUL HARRIS
A noite teve ainda entrega de títulos Paul Harris que além do reconhecimento pela atuação de sócios representam resultado de importante participação do clube em repasse de recursos par a Fundação Rotária, uma instituição internacional que financia projetos sociais em diferentes áreas e tem importante ação em Marília. A menção lembra o nome de um dos fundadores do Rotary, de Chicago.
Cada título representa arrecadação de US$ 1.000 (aproximadamente R$ 3.000) para projetos sociais. Foram entregues cinco títulos: ao casal Eleide e Jair Torrecilha, à administradora Fernanda ALvareza de Godoy Guimarães, esposa do sócio Sílvio Aquino Mussi Guimarães. e ao médico Ivan Ferreira do Oliveira.
EMPRESA CIDADÃ
E o encontro reservou ainda espaço para homenagens a duas empresas que receberam o certificado Empresa Cidadã, um programa nacional do Rotary mas que tem o 4 de Abril como pioneiro na cidade. A Regional Seguros e a JR Castro Recuperadora de Veículos foram as homenageadas.
Representa dizer que as duas empresas investiram em programas sociais e receberam o direito de usar identificação do Rotary e o símbolo o clube como reconhecimento d suas atividades solidárias. “Que empresa não quer aliar seu nome a uma instituição de 1.200.000 sócios, presente em todo o mundo com assento na ONU (Organização das Nações Unidas)?” lembrou o sócio Ronaldo Sotrate Júnior, que falou pelo projeto em nome do clube.
GOVERNADOR
A festa especial contou com presenças especiais. O governador do Distrito 4510, que envolve regiões de Marília e Presidente Prudente, Vílcio Caetano de Lima, foi convidado especial. A mesa teve ainda o ex-vereador e diretor da emdurb Luiz Rossi, que representou o prefeito Vinícius Camarinha, o futuro governador do Distrito para o mandato 2016-2017, Wilson Yamashiro, o vereador Silvio Harada (que representou a Câmara), o ex-governador do Distrito, Márcio Medeiros, e o representante do Interact (projeto do Rotary para jovens), Marcel Sproesser Mathias.
Vilcio Caetano destacou a importância das homenagens. “O Rotary não fz homnagem por sucesso profissional ou pessoal. O rotary faz homenagens a quem trabalha para mudar o mundo, mudar vidas, mudar pessoas.”
O governador entregou ao representante do prefeito uma placa em homenagem ao aniversário da cidade, celebrado no dia 4 de Abril, e em agradecimento à receptividade ao Rotary em Marília. A entrega teve ainda a participação do governador assistente Antonio Caram (que representou o clube Marília-Leste), da presidente do Rotary Pioneiro, a advogada Gisele Maldonado Azevedo, e da presidente do Rotary Coroados, Mara Carchedi.